Na manhã de ontem, dia 30 de abril, o Calçadão Nascente de Quarteira (junto ao Baloiço) foi palco de uma iniciativa marcante promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Loulé, no âmbito da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”. A ação central foi a formação de um Laço Azul Humano, símbolo internacional da luta contra os maus-tratos infantis.

Todas as fotos no Facebook do PlanetAlgarve.
A iniciativa contou com a participação de crianças e jovens da Associação Akredita em Ti (Quarteira), que apresentaram uma dança e uma encenação dedicada ao tema dos maus-tratos na infância. Os alunos do Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres foram os convidados especiais para a formação do Laço Humano mas toda a comunidade foi convidada a juntar-se a este momento de sensibilização, tendo bastado comparecer com uma T-shirt azul, cor que simboliza esta causa.
Uma iniciativa que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e com a participação de agentes da GNR, entre os quais do programa Escola Segura.
Este foi um momento de união e consciencialização, onde pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida das crianças.
Recorde-se que este simbolismo surgiu em 1989, nos Estados Unidos, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para honrar os netos que tinham sido vítimas de abuso. O azul representa as marcas deixadas nos corpos das crianças maltratadas, funcionando como um alerta visual e emocional para a gravidade desta problemática.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira




