De automóvel, a pé ou de bicicleta, foram muitos os louletanos que atravessaram pela primeira vez a Avenida Mário Soares na passada sexta-feira, dia em que se comemoraram os 51 anos do 25 de Abril. Uma das mais aguardadas obras na cidade, cujo projeto remonta ao ano de 1995, já está aberta ao público.

Este é o último troço da Circular de Loulé, que liga a Rotunda “do Cilindro” (no final da Rua Afonso de Albuquerque) à rotunda Querença e Ameixial, junto ao Pavilhão Desportivo Joaquim Vairinhos e Centro de Saúde Universitário de Loulé, num percurso de 2 quilómetros. Uma obra que significou um investimento de mais de 4 milhões de euros.
“Muito bonita!”, “Vai dar muito jeito!”, “Excelente para fazer caminhadas!”, foram algumas das opiniões dos populares que aqui estiveram nesta tarde, fazendo antever que nos próximos tempos a via seja bastante concorrida, não só por automobilistas mas também (e sobretudo) por transeuntes. Isto porque este troço não segue o perfil do anterior, com duas faixas em cada sentido, dando antes primazia aos peões pelo seu carácter de avenida urbana, como explicou o autarca Vítor Aleixo,
“As necessidades vão mudando! Hoje as pessoas saem, andam a pé, gostam de fazer passeios com os amigos, de ter ciclovias para andar de bicicleta. Esta avenida tem um perfil moderno, que responde às necessidades do mundo atual, em que as cidades são mais pensadas em função das pessoas e da sua qualidade de vida, do que do automóvel”, notou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, que disse ser esta uma avenida “bonita e funcional”.
É a pensar nestes novos estilos de vida dos cidadãos que a Autarquia pretende prosseguir agora com a requalificação da Avenida Laginha Serafim, como anunciou neste dia o responsável municipal. O projeto para dar continuidade a esta ciclovia ao longo da Avenida Laginha Serafim, até à rotunda Salgueiro Maia, já está concluído. Esta artéria será totalmente reestruturada e também vai ter “passeios mais generosos, iluminação pública e mais arborização”.
A Avenida Mário Soares marca uma nova etapa na estrutura viária da cidade, mas vem igualmente enriquecer a toponímia de Loulé, com o nome de uma figura que teve um papel fundamental no desenvolvimento do Portugal contemporâneo e democrático.
Categorias:Loulé




