Portimão

PORTIMÃO | Prof. Alfredo Gomes, da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, entre os finalistas do Global Teacher Prize Portugal

Acabam de ser conhecidos os 10 professores e professoras finalistas da edição 2025 do GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL, de entre os quais irá sair o/a grande vencedor/a deste ano. O Prof. Alfredo Gomes, da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (Portimão) é um dos finalistas.

Recorde-se que os finalistas são as professoras e professores que se destacaram no contributo para o desenvolvimento dos jovens, para a comunidade e para a profissão.

Alfredo José Rosa Gomes

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão

Professor de Português e Teatro/Expressão Dramática, o professor Alfredo Gomes dedica-se, há mais de três décadas, a transformar a escola num palco de expressão, inclusão e crescimento. É fundador do Teatro da Caverna, grupo escolar que se tornou uma referência em Portimão e por onde já passaram centenas de alunos.

Com formação em Línguas e Literaturas Modernas e mestrado em Teatro e Intervenção Social e Cultural, alia exigência e empatia, promovendo um ensino artístico onde todos têm lugar. As suas aulas são espaços de autenticidade, onde errar faz parte do processo e a confiança é a base do trabalho. Ao longo dos anos, desenvolveu metodologias que valorizam a expressão, a colaboração e o desenvolvimento de competências transversais.

Teatro da Caverna apresenta anualmente espetáculos à comunidade, dentro e fora da escola, com forte adesão do público. Para além disso, dado que trabalham com textos e autores que fazem parte dos currículos da disciplina de Português, os trabalhos funcionam como materiais didático-pedagógicos para outros professores. Muitos dos seus alunos seguiram estudos em teatro e cinema, mas o principal objetivo é formar pessoas, transmitir-lhes valores e levá-los a adquirirem um conjunto de competências transversais a várias disciplinas que lhes fiquem para a vida. Nunca selecionaram alunos e trabalharam sempre com todos os que manifestaram interesse no projeto.

Distinguido com medalhas de mérito e presença regular nos media locais, sonha agora renovar o palco da escola: pretende investir o prémio em equipamento de luz e som, na melhoria dos bastidores e na criação de um xadrez gigante ao ar livre, promovendo a permanência e o convívio no espaço escolar.

Para o professor Alfredo, a escola é na sua essência uma preparação para a vida e o papel do professor também passa por desenvolver, no aluno, competências que lhe permitam transformar a informação em conhecimento e, posteriormente, em sabedoria.

Mais detalhes e vídeos dos finalistas estão disponíveis no site da dinamizadora do prémio, AQUI: SITE GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL

Categorias:Portimão

PlanetAlgarve