Algarve

Algarve comemorou Dia de África com festa em Moncarapacho

O Dia de África foi comemorado no Algarve com uma festa em Moncarapacho – Olhão neste fim-de-semana, 24 e 25 de maio, promovida pela Comunidade Africana no Algarve com o apoio de associações regionais, entre as quais a África Positiva e a APALGAR – Associação de Amizade dos PALOP no Algarve.

Todas as fotos no Facebook do PlanetAlgarve.

A festa, profusamente enfeitada com motivos africanos, contou com muita gastronomia africana.

Em termos de animação, destaque para as atuações do Grupo de Dança Pitangas do Algarve, Will Boi o Mensageiro, Pai Profeta e o DJ Danny Ramas.

O programa incluiu ainda a peça de teatro Nginga Mbandi, pelo Grupo África Positiva. Mwene Nginga Mbandi foi uma importante líder africana, conhecida pela sua resistência e liderança na luta contra a colonização. Foi uma rainha do Reino do Matamba, na região que hoje corresponde a Angola, e governou de 1624 até à sua morte, por volta de 1663. Nginga Mbandi é lembrada pela sua inteligência, coragem e habilidade estratégica ao liderar o seu povo contra os invasores portugueses e outros inimigos, defendendo a autonomia do seu reino. A sua história é símbolo de resistência e força feminina na história africana.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Algarve, Olhão

1 reply »

PlanetAlgarve