
O Município de Faro lamenta profundamente o falecimento de António Boronha, antigo presidente do Farense e vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Considerado, pelo próprio Farense, um dos seus presidentes mais mediáticos, foi eleito em 1989, tendo desenvolvido um trabalho de grande importância, que teve o seu ponto mais alto na ida do Clube à Final da Taça de Portugal (disputada com o Estrela da Amadora, tendo os algarvios ficado em segundo lugar), no Jamor, momento de grande relevo na história desta agremiação. Para além disso, com o treinador o espanhol Paco Fortes e sob a sua presidência, o Clube regressou à I Divisão.
António Boronha deixou o cargo em 1992, sendo reeleito, novamente, quatro anos depois, permanecendo no cargo até 1998 e integrando, após essa data, uma comissão administrativa.
Foi, ainda, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) até ao final do Mundial2002.
Administrador da INDAL (que labora na transformação da alfarroba), envolveu-se, também, na política, sendo membro eleito pelo Partido da Terra na Assembleia Municipal de Faro e candidato às legislativas como independente nas listas da CDU.
Aos seus familiares e amigos, bem como ao Sporting Clube Farense, o Município de Faro endereça as mais sentidas condolências.
O Sporting Clube Farense emitiu igualmente uma nota de pesar:
Faleceu António José Andrade Boronha, um dos presidentes mais mediáticos do nosso clube.
Presidente entre 1989 e 1992 e entre 1996 e 1998, fazendo ainda parte duma comissão administrativa em 1999.
Como momento alto da nossa história, ficará para sempre guardado o momento único de, em 1989/90 ter conduzido o clube à 1.ª divisão e garantindo nesse mesmo ano (militando na 2.ª divisão), a presença na final da Taça de Portugal, num acontecimento ainda hoje icónico para o nosso clube.
Curvemo-nos perante a sua memória.
Categorias:Faro




