AGENDA

Sabores dos Mercados de Olhão | 8 semanas / 8 Showcookings com Degustação

Uma viagem gastronómica pela tradição Olhanense!

Prepare-se para uma experiência sensorial única! Ao longo de oito semanas, os Mercados de Olhão vão explorar os sabores autênticos de Olhão, celebrando os seus pratos mais típicos através de demonstrações ao vivo de como cozinhar, com a sua degustação no final.

Cada apresentação, aberta a todos, será dedicada a um prato tradicional, onde os participantes poderão aprender técnicas de confeção com prestigiados chefs, e saborear iguarias locais preparadas com os melhores ingredientes da região.

Este primeiro show cooking será dedicado ao Atum, neste caso será a Tiborna de Muxama de Atum com cenoura à algarvia, confeccionado pela Chef Alexandra Caetano, da Tertúlia Algarvia, em Faro, acompanhado pela degustação de vinho da Adega da Cartuxa.

Alexandra Caetano, 46 anos, natural de Faro, é licenciada em Relações Internacionais, formada em Gestão e Produção Alimentar pela Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e formadora na área da cozinha e pastelaria.
É uma apaixonada pela gastronomia, produtos e costumes algarvios e pela Dieta Mediterrânica. Na sua cozinha, procura promover a sazonalidade, a economia circular e a sustentabilidade. Por este motivo, ao longo da sua carreira tem participado em diversos projectos relacionados com a conservação e promoção do património gastronómico.
Atualmente organiza workshops gastronómicos, aulas de culinária e showcookings na Tertúlia Algarvia para clientes nacionais e estrangeiros.

Quanto ao prato a confeccionar, A Tiborna de Muxama de Atum é uma iguaria tradicional do Algarve, especialmente apreciada na região de Olhão. A muxama de atum é conhecida como o “presunto do mar” devido ao seu processo de cura semelhante ao do presunto.
A muxama é feita a partir dos lombos mais nobres do atum, que são salgados e secos por cerca de 10 a 12 dias. Essa técnica remonta a mais de 2000 anos e foi utilizada por povos mediterrânicos como os fenícios e romanos. O nome “muxama” vem do árabe musama, que significa “seco”.
A tiborna é um prato tradicional português que tem como base o pão regado com azeite novo.
A muxama é cortada em fatias finas e servida como entrada ou petisco, proporcionando um sabor intenso e salgado.
A acrescentar o facto de esta iguaria ter também Salicórnia, uma planta típica da Ria Formosa.

Junte-se a nós nesta celebração da gastronomia olhanense e descubra os segredos por trás dos sabores que conquistam paladares há gerações!

Categorias:AGENDA, Olhão

PlanetAlgarve