A Regata de Cruzeiros organizada pela Vela Solidária e pelo Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV), integrada no Vilamoura Marina International Boat Show, decorreu nos dias 7 e 8 de junho, ao largo de Quarteira, com o apoio da Marina de Vilamoura e da Carby como main sponsor.

O arranque da regata no dia 7 ficou marcado por grande intensidade e espírito competitivo. A manhã começou com a divisão Race, onde os barcos mais competitivos enfrentaram uma regata técnica exigente, marcada por vento instável que dificultou as opções táticas e criou constantes mudanças na liderança.
De seguida, teve lugar a regata costeira, que juntou as divisões Race e Fun num percurso até uma bóia ao largo da costa de Loulé. O vento de sudoeste assegurou um início promissor, mas a situação mudou drasticamente após a ronda da bóia, com o vento a cair quase por completo, tornando-se altamente instável. Nestes desafios, o Magano destacou-se e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Algumas embarcações, como o Corsário do Arade da Vela Solidária, optaram por regressar a terra por razões de segurança e conforto, respeitando o bem-estar da sua tripulação com diversidade funcional.
No segundo dia, as condições de vento não foram as melhores, tendo sido realizada uma regata costeira, permitindo encontrar o vencedor para a classe Fun.
Sagraram-se vencedores o Mar Meu na classe Race e o Titã na classe Fun. No plano social, o evento incluiu um animado jantar convívio na noite de 7 de junho, que esteve integrado na inauguração do Boat Show e ainda um espetáculo de drones., A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 8, tendo reunido participantes, parceiros e individualidades,num ambiente de celebração.
A Vela Solidária e o CIMAV agradecem a Marina de Vilamoura, a Carby, o Hotel Dom Pedro, a BDR e os Vinhos do Algarve por terem tornado esta regata possível lançando desde já o convite a todos para a Vilamoura Marina International Boat Show Regata 2026.
Sobre a Vela Solidária
A Vela Solidária nasceu em 2011 em Portimão. Ao longo dos anos tem utilizado a prática de
vela como ferramenta facilitadora da inclusão social, socialização, auto-estima e qualidade
de vida dos seus beneficiários.
“Juntos Navegamos por um Futuro Melhor”




