Opinião

E AMANHÃ? NINGUÉM FALA NISSO?

Artigo de Opinião de Jorge Matos Dias, administrador do PlanetAlgarve

Jorge Matos Dias

Os EUA atacaram as bases nucleares iranianas. Trump diz que foi uma operação “espetacular”. Isso ainda está para ser confirmado. Será que foram mesmo atingidas as bases, sabe-se lá a que profundidade? Adiante. É o tema das televisões. As cabeças pensantes de todo o mundo são convidadas a debaterem a operação. Lembram a História, factos, tudo certo. Falam como se o mundo tivesse parado. Agarram-se a velhas teorias da Ciência Política e das Relações Internacionais (curiosamente, a minha formação académica).

Esquecem-se que o mundo não parou. Tudo gira, tudo avança.

Ninguém tem o discernimento para falar das consequências. O Irão é o principal promotor do terrorismo.

O mundo de hoje é diferente. Temos migrações, refugiados que fogem da miséria, de cenários de guerra, pessoas que se espalham por todo o mundo ocidental. Entre eles, muitos iranianos.

Pessoas em busca de um mundo melhor. Integram-se, trabalham, contribuem para a economia dos países para onde emigraram.

Perante o atual cenário, prevejo que o Irão vai desenvolver todo um conjunto de ataques terroristas pelo mundo ocidental (excluindo Portugal, que não tem valor estratégico na geopolítica).

Como vão ser efetuados esses ataques terroristas? Precisamente por esses iranianos perfeitamente integrados nas comunidades ocidentais mas que, por pertencerem a um país profundamente castrador dos direitos, liberdades e garantias, sobretudo das mulheres, quando lhes for dada a ordem, com ameaças à sua segurança e das suas famílias, vão obedecer, mesmo contra as suas convicções.

O meu desejo, que esteja completamente enganado.

Categorias:Opinião

PlanetAlgarve