AGENDA

ALBUFEIRA | Tito Paris, Gisela João, Katia Guerreiro e Les Fo’Plafonds na 1.ª edição do Festival Baltum


A primeira edição do Festival Baltum acontece entre os dias 24 e 27 de julho, na zona antiga da cidade de Albufeira. O evento pretende valorizar o património cultural local, e conta com um cartaz encabeçado por Gisela João, Tito Paris, Orquestra Ligeira do Exército com Kátia Guerreiro e Les Fo’Plafonds. Ao longo de 4 dias, vão ser 19 os locais a receber iniciativas associadas ao Festival, que tem entrada gratuita. Além dos concertos, destaque ainda para espetáculos de artes de rua, instalações multimédia, contadores de histórias, artesanato e muito mais.

É já entre os dias 24 e 27 de julho que as ruas de Albufeira acolhem a primeira edição do Festival Baltum. Trata-se de um evento promovido pelo Município, que recupera a designação de Albufeira durante o período romano. “Celebrar e (Re)Descobrir Albufeira” é o ponto de partida para uma proposta que conta com 19 pontos de programação espalhados pela cidade.

A encabeçar o cartaz estão artistas de referência a nível nacional e internacional. No primeiro dia, a Praça dos Pescadores recebe a atuação de Gisela João. A fadista editou o álbum “Inquieta” no começo de 2025 – um trabalho que conta com versões de temas marcantes do cancioneiro popular português. O concerto tem início previsto para as 22h30.

Antes disso, destaque para o regresso ao Algarve da dupla Caamaño&Ameixeiras, expoente máximo da nova música galega, que atua na Praça Miguel Bombarda, às 21h. Às 19h, a Igreja de Sant’Ana recebe o concerto de Ricardo Martins & Bárbara Santos. A abrir o dia, Valter Cabrita atua no Telheiro do Cais Herculano (18h), e o DJ Sunlize no Miradouro do Pau da Bandeira (19h30).

No dia 25 de julho, o destaque vai para a atuação da Orquestra Ligeira do Exército, acompanhada em palco pela também fadista Katia Guerreiro. O espetáculo inédito acontece na Praça dos Pescadores, a partir das 22h, pouco depois de terminar a atuação de Ganna. A compositora ucraniana tem-se destacado pela fusão de elementos tradicionais e contemporâneos, e atua na Praça Miguel Bombarda, às 21h.

Antes disso, às 19h, a Igreja de Sant’Ana recebe a atuação “Lugares”, de João Frade e João Silva. As primeiras atuações do dia ficam a cargo de Nuno Balbino (Telheiro do Cais Herculano, 18h), e de DJ China (Miradouro do Pau da Bandeira, 19h30).

No dia seguinte, a 26 de julho, o grande destaque vai para o espetáculo de Tito Paris, nome maior da música cabo-verdiana.

Categorias:AGENDA, Albufeira

PlanetAlgarve