Projeto de requalificação verde, com investimento superior a meio milhão de euros, promove biodiversidade, mobilidade sustentável e adaptação climática no coração de Vilamoura.

Todas as fotos no Facebook do PlanetAlgarve.
Foi plantada, esta quinta-feira, 31 de julho, a primeira árvore do futuro Parque Verde Arq.º Paisagista Fernando Pessoa, um marco significativo para a sustentabilidade ambiental e qualidade de vida em Vilamoura. A cerimónia contou com a presença de entidades locais e regionais, incluindo o Conselho de Administração da Inframoura, o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, representantes da CCDR Algarve, do arquiteto paisagista Fernando Pessoa, e da Vilamoura World, entre outros.
Com conclusão prevista até ao final de 2024, o parque, localizado numa área central de Vilamoura, abrangendo 4,5 hectares, visa requalificar a infraestrutura verde pública, reforçando a biodiversidade, a gestão sustentável de recursos hídricos e a mobilidade ecológica. O projeto, alinhado com o Plano de Ação Climática de Loulé, foi financiado através do programa Algarve 2030, no eixo da proteção da natureza e infraestruturas verdes.
Um Espaço Verde para o Futuro
O Parque Verde Arq.º Paisagista Fernando Pessoa destacar-se-á por:
- Renaturalização do curso de água, melhorando o controlo de cheias;
- Plantação de espécies autóctones, fortalecendo o ecossistema local;
- Criação de percursos pedonais e cicláveis acessíveis;
- Zonas de lazer que promovem o bem-estar da comunidade.
“Este projeto é um passo decisivo para tornar Vilamoura um exemplo de sustentabilidade urbana“, destacou o administrador da Inframoura, Jorge Aleixo Ramos. “Além de valorizar o património natural, integra soluções inovadoras para uma convivência harmoniosa entre o espaço urbano e o ambiente”.
Com um investimento público superior a 500 mil euros, o parque será um legado para as gerações futuras, combinando preservação ecológica com modernidade e funcionalidade.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve




