Albufeira

Albufeira celebra Dia do Município com olhos postos no futuro e homenagem aos seus

As comemorações do Dia do Município de Albufeira reuniram milhares de pessoas num dia repleto de simbolismo, emoção e música, que equilibrou a honra da tradição com a promessa de um futuro renovado.

O dia começou com o sol a brilhar sobre a cerimónia solene do Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho. O Hino Nacional, interpretado com brilho pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, ecoou pela praça, num momento de grande orgulho cívico, acompanhado pela imponente Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da sua Fanfarra.

No Salão Nobre, repleto de público, a sessão solene tomou um rumo decididamente futurista. O presidente da Câmara, José Carlos Rolo, conduziu os presentes numa visita virtual aos projetos recentemente aprovados pela autarquia e cujas obras se iniciarão brevemente. “O nosso dever é prestar contas à comunidade, sempre de olhos postos no futuro do concelho”, afirmou o autarca, detalhando investimentos estruturantes nas áreas da educação, saúde e habitação. “Estamos empenhados em resolver carências em áreas críticas, com projetos que estão prontos para avançar”, garantiu.

Sendo a última sessão solene do mandato, foi apresentado um vídeo de balanço dos últimos quatro anos, que sintetizou o trabalho desenvolvido pelo executivo.

Um dos momentos mais emotivos da manhã foi a homenagem aos trabalhadores municipais. Dezenas de funcionários foram distinguidos com medalhas e diplomas de bons serviços, pelos seus 15 (bronze), 25 (prata) e 35 (ouro) anos de dedicação à autarquia. O presidente José Carlos Rolo enalteceu o “importante serviço prestado por todos os trabalhadores, que contribuem diariamente para o bom funcionamento dos serviços e da comunidade”. Sentimento reiterado pelo presidente da Assembleia Municipal, Francisco Oliveira, que fez um “louvor pelo serviço prestado à população”.

O dia terminou em festa na Praça dos Pescadores. Dezenas de milhares de pessoas juntaram-se para aplaudir o concerto do aclamado artista brasileiro Seu Jorge, num espetáculo que cativou o público. A noite culminou com um espetáculo pirotécnico que iluminou o céu de Albufeira, seguido da atuação energética do DJ Zé Black.

A data de 20 de agosto assinala a outorga do Foral a Albufeira por D. Manuel I, em 1504, um marco histórico que a cidade continua a celebrar com orgulho, unindo passado, presente e futuro numa mesma celebração.

Categorias:Albufeira

PlanetAlgarve