As tão aguardadas Festas do Pescador estão de regresso a Albufeira para celebrar a identidade e a cultura local. Nos dias 5, 6 e 7 de setembro, o evento promete reunir familiares e amigos em torno da melhor gastronomia algarvia e de muita animação musical.

A ementa é um verdadeiro tributo ao mar, com especialidades como xerém, choquinhos e lulinhas com tinta, marisco variado, carapaus alimados, moreia frita, feijoada de búzios, choco frito, cataplana e caldeirada de peixe, todas confecionadas com o melhor azeite da região. Para terminar em doce, não faltarão os tradicionais dom-rodrigues, bolos de figo, amêndoa e alfarroba, e as famosas tortas de laranja.
José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, destaca a importância da iniciativa: “Esta festa é uma aposta na nossa identidade, tradição e no reencontro de gerações. Valores que queremos preservar e transmitir.”
Com origem em 1997, as Festas do Pescador prestam homenagem aos homens e mulheres que durante séculos tiraram do mar o seu sustento. Atualmente, Albufeira conta com menos de uma centena de pescadores profissionais, cuja atividade se centra no Porto de Abrigo, próximo da movimentada marina da cidade.
Programa Musical: Três Noites de Espetáculo
- 6 de setembro (sexta-feira): A abertura oficial está marcada para as 18h00. A animação musical começa com o Duo 64, seguindo-se o aclamado grupo Sangre Ibérico, que combina Fado e Pop Flamenco numa sonoridade única. Com uma guitarra flamenca emocionante e uma voz poderosa, a banda conquistou fama nacional após uma passagem pelo Got Talent e já lançou um álbum de estreia que entrou diretamente para o top de vendas.
- 7 de setembro (sábado): A noite será dedicada às tradições com o 27.º Festival de Folclore de Albufeira. Atuam o Rancho Folclórico de Albufeira, o Rancho Etnográfico Barra Cheia (Alhos Vedros), a Ronda Típica do Carreço (Viana do Castelo) e o Rancho Folclórico de Capões (Viseu).
- 8 de setembro (domingo): O encerramento ficará a cargo dos irresistíveis Némanus. Os irmãos de Peniche são conhecidos pelos seus ritmos contagiantes e hits virais como “Aiué do roça roça” (com mais de 11 milhões de visualizações) e “Dançando Kizomba”. A primeira parte do espetáculo terá a atuação de Nuno Balbino.
Uma festa para todos os sentidos, que honra o passado e celebra o presente com o sabor e a música que tão bem definem Albufeira.



