AGENDA

Castelo de Paderne abre portas para visitas gratuitas em setembro

Um dos monumentos mais emblemáticos do Algarve, o Castelo de Paderne, vai estar de portas abertas para visitas livres durante todas as quartas-feiras de setembro. A iniciativa, promovida pelo Município de Albufeira, permitirá que visitantes explorem livremente este importante vestígio da presença islâmica na região, entre as 10h e as 16h, sem necessidade de inscrição.

Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1971, o Castelo de Paderne é um testemunho notável da arquitetura militar almóada, construído no século XII. Localizado estrategicamente a cerca de 100 metros de altitude, foi decisivo na defesa do território durante o período islâmico e mais tarde integrado no sistema defensivo do reino cristão, após a conquista por D. Paio Peres Correia em 1248.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destacou a importância da iniciativa “Castelo de Portas Abertas”, que tem tido grande adesão nos anos anteriores: “É nossa missão valorizar e dar a conhecer este símbolo maior do nosso património histórico”, afirmou.

Além da oportunidade de percorrer livremente o espaço, os visitantes poderão contar com a presença de técnicos municipais especializados, que estarão no local para esclarecer dúvidas e partilhar conhecimentos sobre a história e as campanhas de recuperação do monumento.

Esta é uma ocasião única para descobrir ou revisitar um dos ex-libris do concelho de Albufeira, mergulhar na história regional e desfrutar de vistas únicas sobre a paisagem envolvente.

Resumo Prático:

  • O quê? Visitas gratuitas ao Castelo de Paderne
  • Quando? Todas as quartas-feiras de setembro, das 10h às 16h
  • Onde? Castelo de Paderne, Albufeira
  • Inscrição? Não é necessária
  • Apoio no local? Sim, com técnicos especializados

Uma iniciativa do Município de Albufeira.
Não perca a oportunidade de conhecer uma parte fundamental da história do Algarve!

#CasteloDePaderne #Albufeira #PatrimónioHistórico #VisitasGrátis #Algarve #História #Cultura #MonumentosNacionais

Categorias:AGENDA, Albufeira

PlanetAlgarve