
A transformação urbana e cultural do centro histórico de Loulé vai estar em foco no próximo sábado, 27 de setembro, às 18h00, no Auditório do Solar da Música Nova. Nesta data, será apresentado o livro “O Tempo no Tempo – No Quarteirão Cultural de Loulé”, da autoria dos reconhecidos arquitetos Victor Mestre e Sofia Aleixo, com a chancela do gabinete VMSA Arquitectos. A sessão contará com o prestigiado comentário da escritora Lídia Jorge, numa celebração aberta a toda a comunidade.
A obra, que será dada a conhecer ao público, documenta e reflete sobre o notável processo de reabilitação de edifícios históricos que tem vindo a dar forma ao Quarteirão Cultural de Loulé. Através de um olhar especializado, os autores exploram de que forma a arquitetura contemporânea dialoga com o património existente, deixando uma marca pensada para o futuro e contribuindo para a criação de um polo cultural dinâmico e integrado.
Localizado no coração do centro histórico da cidade, o Quarteirão Cultural é um projeto municipal que visa valorizar o património local, revitalizar espaços emblemáticos e introduzir uma nova contemporaneidade no tecido urbano. Além de reforçar a identidade cultural de Loulé, o projeto serve também como um ponto de partida para a descoberta do território do Geoparque Algarvensis, recentemente classificado pela UNESCO.
A primeira fase materializou-se em 2022, com a abertura ao público dos Banhos Islâmicos, um marco na valorização do património histórico da cidade. O livro que agora se apresenta constitui, assim, um registo fundamental deste percurso de regeneração urbana sensível e sustentável.
A entrada no evento é livre, convidando-se todos os interessados em arquitetura, património e desenvolvimento local a participar neste momento de reflexão e celebração de um projeto que está a redefinir a paisagem e a vida cultural de Loulé.




