
De 17 a 19 de outubro de 2025, Alcoutim volta a ser a capital da música ao vivo no Baixo Guadiana com a nova edição do Festival Internacional de Música do Guadiana. Ao longo de três dias, o evento oferece um programa totalmente gratuito, com mais de 20 apresentações distribuídas por dois palcos situados nas margens do rio, num ambiente descontraído e com uma paisagem única.
O festival, que celebra a diversidade musical e o encontro de culturas, já confirmou um leque variado de artistas nacionais e internacionais. Entre os nomes já anunciados encontram-se:
- Al Mendroin
- James Gillespie
- André Manson
- Margem do Rio
- Juke Joint Blues
- Os Cantores
- José e Sophia
- Trovador do Guadiana
- Roy Burnham
Estes atos juntar-se-ão a outras presenças confirmadas, como Mark e Ruthie e Jules e Mikey, prometendo um fim de semana repleto de diferentes sonoridades, do folk ao blues, da música tradicional às propostas contemporâneas.
O domingo, último dia do festival, reserva uma tradição muito especial: as sessões de microfone aberto, onde músicos presentes no evento – e outros que queiram participar – terão a oportunidade de subir ao palco para partilhar os seus temas num ambiente intimista e colaborativo.
Para acompanhar todos os detalhes, novidades e o anúncio de mais artistas, os interessados podem seguir as atualizações na página oficial do festival no Facebook.
O Festival Internacional de Música do Guadiana consolida-se assim como um dos momentos altos da agenda cultural do interior algarvio, promovendo não só a música, mas também o território excecional do Guadiana, numa experiência que combina boa música, natureza e convívio.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve




