AGENDA

Segredos Subterrâneos do Algarve: Exposição em Lisboa revela mundo oculto de Biodiversidade Cavernícola

A fascinante exposição fotográfica “Algarve | Hotspot de Biodiversidade Cavernícola”, da autoria do prestigiado fotógrafo da National Geographic Portugal António Luís Campos, vai estar em exibição no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, de 10 de outubro a dezembro.

Produzida pelas Galerias Municipais de Loulé, a exposição transporta os visitantes para as profundezas de um mundo quase inacessível, revelando os segredos bem guardados da Gruta de Vale Telheiro, no concelho de Loulé. Através das lentes de Campos, descobrimos um ecossistema único onde impera a lei do mais forte: pseudoescorpiões ameaçadores, ágeis centopeias e aranhas minúsculas partilham um habitat agreste, num frágil equilíbrio que contribui de forma invisível para a saúde ambiental do Algarve.

Esta cavidade, estudada pela bióloga Ana Sofia Reboleira, é reconhecida como um hotspot mundial de biodiversidade cavernícola, albergando mais de 25 espécies troglóbias – animais adaptados exclusivamente à vida nas trevas. Estas espécies únicas representam um potencial científico incalculável, podendo vir a revelar aplicações revolucionárias na medicina, farmacêutica, cosmética e indústria.

A inauguração está marcada para quinta-feira, 9 de outubro, às 17h00, e incluirá uma palestra sobre a importância destes ecossistemas subterrâneos.

Categorias:AGENDA, Algarve, Loulé

PlanetAlgarve