AGENDA

D. Maria II apresenta espetáculos para famílias em Lagos e Tavira

Cabe mais um? e Não se pode! Não se pode! são dois espetáculos pensados para crianças a partir dos 3 anos, que se encontram em circulação pelo país no âmbito do projeto Boca Aberta, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes.

Desde março deste ano que o projeto Boca Aberta, do Teatro Nacional D. Maria II, apresenta dois espetáculos para crianças a partir dos 3 anos (Cabe mais um? e Não se pode! Não se pode!), em diversos municípios do país. Com sessões para famílias e também apresentações em diversos jardins de infância, os espetáculos vão agora passar pelos concelhos de Lagos, Ourém, Ponte de Lima e Tavira.

Não se pode! Não se pode! será apresentado na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, a 18 de outubro, e no Teatro Municipal de Ourém, a 25 de outubro, enquanto Cabe mais um? viajará pelo Centro Cultural de Lagos, a 19 de outubro, e pelo Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, a 8 de novembro. Para além destas sessões para famílias, decorrerão ainda apresentações dos espetáculos em diversos jardins de infância dos quatro concelhos.

Os dois espetáculos contam com encenação de Catarina Requeijo e texto de Inês Fonseca Santos e Maria João Cruz, tendo sido criados em colaboração com comunidades artísticas de Lagos, Ourém e Ponte de Lima. Cabe mais um? tem interpretação a cargo de Beatriz Jacinto, Mafalda Cardoso Pereira e Mariana Fonseca, enquanto Não se pode! Não se pode! conta com dois elencos distintos: Mário Alberto Pereira, Marta Garcia Cruz e Sofia Pereira, que apresentarão o espetáculo em Ourém, e Berna Huidobro, Guilherme Félix e Inês Cardoso, que se apresentam em Tavira.

Embora com histórias diferentes, as duas peças trabalham a partir dos mesmos universos, complementando-se. Em Não se pode! Não se pode! dois cães de guarda passam o dia a patrulhar um quintal, de um muro para o outro, cauda apontada e nariz para o ar. Ali há regras muito importantes para cumprir. Só assim conseguem que nenhum intruso apareça. Mas, então… o que faz um gato vadio junto ao portão? Só pode ser um ataque! Os gatos são perigosos, sabe-se lá o que trazem de fora. A menos que descubram o que existe para além do quintal… Não se pode! Não se pode!

Por outro lado, em Cabe mais um?, dois gatos vivem numa casa há muito tempo. Espreguiçam-se e penteiam os bigodes sempre que lhes dá na gana. Só uma coisa os impede de serem gatos à vontade: o cão que, entretanto, passou a viver com eles. Os gatos desconfiam deste estranho, um bicho tão diferente e que, de certeza, levou pulgas lá para dentro. O cão tenta adaptar-se e nem se importa de fazer vida de gato. Mas parece que, naquela casa, não cabe mais ninguém. Ou será que cabe mais um? 

Cabe mais um? Não se pode! Não se pode! integram o projeto Boca Aberta, do Teatro Nacional D. Maria II, pensado para proporcionar novas experiências criativas a crianças a partir dos 3 anos, promover o pensamento e capacitar os profissionais da educação e da cultura que trabalham com estas faixas etárias.

Ao longo deste ano de 2025, as comunidades artísticas de Lagos, Ourém e Ponte de Lima foram convocadas a participar na criação destas duas peças. Para além de espetáculos, o Boca Aberta leva ainda, aos três concelhos parceiros do projeto, a Oficina Boca Aberta, uma oficina para educadores de infância, professores e auxiliares de ação educativa, que tem como objetivo desafiar a criatividade dos participantes e enriquecer o seu trabalho através das artes cénicas; e as Conversas de Boca Aberta, que decorrerão neste último trimestre do ano e consistem numa série de encontros que visam pensar e potenciar as relações entre instituições culturais e educativas, através da partilha de experiências, práticas e conhecimentos.


O Boca Aberta é um iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes e os Municípios de Lagos, Ourém e Ponte de Lima.

Categorias:AGENDA, Lagos, Tavira

PlanetAlgarve