AGENDA

Festival Internacional de Órgão do Algarve celebra 18.ª edição com programação alargada

31 de Out – 29 de Nov

Após a conclusão do restauro do grande Órgão da Sé de Faro em 2006, instrumento histórico de importância internacionalmente reconhecida, a Associação Música XXI tomou em mãos a organização do I Festival de Órgão, que teve lugar em 2007. Desde então, o evento passou a realizar-se anualmente durante o mês de novembro, nas Igrejas da Sé e do Carmo, em Faro.

Com adesão de público crescente ao longo dos anos, a organização tem sabido dar o devido destaque à apresentação das capacidades dos instrumentos através do talento de jovens organistas e também de nomes consagrados (João Paulo Janeiro, João Vaz, Sibertin-Blanc, Luca Antoniotti, Giampaolo di Rosa, José L. González Uriol, Roberto Fresco, Pavel Černý, Marco Brescia, Ton Koopman, Elisa Freixo, Andrés Cea Galán, Joris Verdin, Maurice Clement, Javier Artigas).

O sucesso do evento tem motivado a Associação Música XXI a persistir na sua organização e, a partir de 2016, o Festival de Órgão estendeu-se a outros locais do Algarve com órgãos de tubos em condições de serem tocados em público.

Em 2025, a Associação Música XXI organiza a 18ª edição do Festival de Órgão, que percorre os concelhos de FaroPortimãoBoliqueime/Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, entre 31 de outubro e 29 de novembro.

Temos um programa recheado para assinalar este marco, que se centra no elemento AR como fonte de energia… o ar dos someiros para fazer soar os órgãos de tubos, o ar dos pulmões para ativar a voz cantada e os instrumentos de sopro.

São diversas iniciativas com órgão solo, em música de câmara e com música coral, incluindo 15 concertos, 2 masterclasses, 1 visita itinerante aos órgãos, 1 concerto pedagógico e 1 concurso de fotografia.

Um festival com história:

  • 🎶 Criado em 2007 pela Associação Música XXI
  • 🏛️ Iniciado após o restauro do grande Órgão da Sé de Faro (2006)
  • 🌟 Já contou com nomes como Ton Koopman, João Vaz e Elisa Freixo
  • 📈 Público crescente ao longo de 18 edições

Programa diversificado:

  • 🎵 15 concertos com órgão solo, música de câmara e coral
  • 🎓 2 masterclasses com especialistas internacionais
  • 🚌 Visita itinerante aos órgãos históricos da região
  • 👨‍🏫 Concerto pedagógico para todas as idades
  • 📸 Concurso de fotografia aberto ao público

Tema 2025: “O Elemento AR”
A edição celebra o ar como fonte de energia:

  • 💨 O ar dos foles que anima os órgãos de tubos
  • 🎼 O ar dos pulmões que dá vida à voz e aos instrumentos de sopro
  • 🌬️ A força invisível que une música, natureza e espiritualidade

Um festival em expansão:
Desde 2016 que o festival se alargou a outros municípios algarvios, valorizando o património organístico regional e garantindo a democratização do acesso à cultura.


Não perca esta viagem musical por alguns dos mais belos instrumentos históricos do Algarve!

Programação completa no Cartaz em anexo.


#FestivalÓrgãoAlgarve #MúsicaXXI #ÓrgãoHistórico #PatrimónioMusical #AlgarveCultural

Categorias:AGENDA, Algarve

PlanetAlgarve