Quarteira

Visita à obra da futura Creche do Forte Novo, em Quarteira

Após a cerimónia de inauguração do Jardim de Infância do Forte Novo, em Quarteira, a comitiva deslocou-se para uma visita à obra da futura Creche do Forte Novo para 120 crianças.

Todas as fotos no Facebook do PlanetAlgarve.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, sublinhou que a obra “teve um percalço. Houve um empreiteiro que abandonou a obra, não a levou até ao fim. Tivemos que abrir um novo concurso. Aquelas coisas que acontecem e que atrasam os calendários com muita frequência na administração pública. Depois de abrirmos novo concurso, encontrámos, felizmente, uma nova empresa e a obra prosseguiu. Depois de uma interrupção, está a fazer-se e no ano de 2026 estará disponível para mais 120 crianças  aqui em Quarteira. Portanto, há muito para fazer. Há uma nova energia que vai com certeza acelerar o ritmo de trabalho que a Câmara Municipal de Loulé vem tendo. Eu tenho muita esperança nos senhores professores que continuam a ser exigentes, no próximo Presidente da Câmara, Telmo Pinto, e nos técnicos da Câmara. E não vão ser tempos fáceis. Advirto já, Telmo Pinto não vai ter tempos fáceis. Mas, mesmo assim, tenho muita esperança no campo da Educação e no campo da Habitação. Muitas coisas novas podem ser feitas no ciclo político que se inicia agora e eu espero, tal como concluí 2 anos, que Telmo Pinto possa concluir também 12 anos”.

O engenheiro da obra fez uma descrição do espaço: “Vamos ter aqui alguns espaços separados para haver luz natural em todo o recinto. Vamos ter duas salas para bebés praticamente desde o nascimento até ganharem imobilidade. Vai haver um espaço destinado ao refeitório, preparação de refeições, serviços administrativos, sala de professores, todo ele localizado aqui neste bloco maior da obra. E depois, mais seis salas. Duas destas salas para idades desde que ganham a imobilidade, por volta dos dois, três anos e mais outras quatro destinadas já dos três aos quatro anos. No total, dará para cerca de 120 crianças. Teremos uma zona de varanda que permita olhar aqui para o espaço exterior envolvente. O edifício estende-se ao longo do terreno que está disponível, naturalmente. Há arranjos exteriores em toda esta zona envolvente. Teremos também uma zona de recreio coberto e um espaço destinado a equipamentos infantis. Depois, está previsto mais um ensombramento coberto também para o espaço exterior. É uma obra de quase 3 milhões de Euros e o prazo contratual é para abril de 2026. Pode haver alguma coisa que faça atrasar um bocadinho mas o objetivo é que a obra esteja pronta no próximo ano”.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira

PlanetAlgarve