O Auditório do Centro Autárquico de Quarteira sobrelotado acolheu na noite de ontem, 27 de outubro, do Ato de Instalação da nova Assembleia de Freguesia de Quarteira para o mandato 2025-2029, pela presidente cessante, Lígia Correia Brito e secretariada por Bárbara Neves.











A sessão contou com a presença do presidente eleito da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto; dos vereadores David Pimentel, Carlos Carmo e João Paulo Sousa; do 1º secretário da Assembleia Municipal de Loulé, Fernando Marques; presidentes de junta do concelho, entidades civis, militares e religiosas, entre outros.
Seguiu-se a 1ª Assembleia de Freguesia do novo mandato, presidida pelo cabeça de lista da força política mais votada, João Romão, do PS, que propôs os nomes para a composição do Executivo, aprovada com 8 votos a favor, 5 votos contra e 6 votos em branco. A eleição para a composição da Assembleia de Freguesia recebeu votação semelhante.
Executivo da Junta de Freguesia de Quarteira para o mandato 2025-2029
Presidente – João Romão
1º Vogal – Marta Teixeira
2º Vogal – Verónica Martins
3º Vogal – Manuel Luz, Jenny Martins, Tiago Manuel Santos Feijão e Álvaro Bota
Assembleia de Freguesia
Presidente – Amélia Carmo
1º Secretário – Sónia Dallot
2º Secretário – António Floriano dos Santos
Bancada do PS – 8 mandatos
Ângela Vairinhos Guerreiro; Josiana Isabel Forte Palma; Isidoro Correia; Diana Gomes; Rui Rocha
Bancada da Coligação Fazer Melhor – 6 mandatos (5 do PSD e 1 da IL)
Isa Brito, Ricardo Proença; Américo Coelho; Hortense Morgado; Bernardo Fernandes; Cláudia Mendes
Bancada do Partido CHEGA – 5 mandatos
Jorge Santos; Damásio Santos; Carlos Ribeirinho; Rui Santos; Rui Andorinha Rocha
João Romão desejou que “a Assembleia de Freguesia exerça as suas competências de forma cordial e colaborativa, tendo sempre como objetivo primordial o bem da comunidade da Freguesia de Quarteira”.
A partir desse momento, a sessão passou a ser presidida pela presidente da Assembleia de Freguesia eleita, Amélia Carmo, que salientou: “Esta é a casa da democracia, esta é a vossa casa, aqui serão sempre bem-vindos”, agradecendo “ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, João Romão, pelo convite e pela confiança depositada em mim para dirigir esta Assembleia. É com profundo sentido de responsabilidade, espírito de missão e de serviço público que assumo as funções de Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Quarteira para o mandato de 2025-2029. Este momento representa, acima de tudo, a força da democracia local, a expressão da vontade popular e a confiança que os cidadãos depositaram em cada um de nós para dirigir os destinos da nossa freguesia. A Assembleia de Freguesia é o órgão deliberativo por excelência da nossa autarquia. É aqui que se debatem ideias, ouvimos a população, respondemos aos seus problemas e é nesta casa que se tomam as decisões que exercem a fiscalização democrática sobre a ação do Executivo.
Cabe-nos, portanto, garantir que este espaço seja plural, transparente e construtivo, onde todas as vozes tenham lugar e onde prevaleça o respeito mútuo do interesse público. Comprometo-me a conduzir os trabalhos desta Assembleia, juntamente com os secretários que me acompanham, com a isenção do diálogo permanente entre todas as forças políticas aqui representadas. A diversidade é uma riqueza, não um obstáculo, e é dela que devem nascer as melhores soluções para a nossa freguesia. Vivemos tempos exigentes e os cidadãos esperam das autarquias respostas rápidas e eficazes próximas. É nesse espírito que devemos trabalhar lado a lado com o Executivo, mas também com independência e vigilância democrática, valorizando sempre a participação cívica e a proximidade às pessoas.
Quero, por isso, deixar uma palavra de reconhecimento a todos os autarcas que serviram esta freguesia nos mandatos anteriores – presidentes, tesoureiros, secretários, vulgares, deputados, bem como os funcionários da Junta de Freguesia – cujo trabalho criou bases sólidas para construirmos o futuro da nossa freguesia. Permitam-me umas palavras especiais para a Presidente cessante da Mesa da Assembleia de Freguesia, Lígia Brito, pelo trabalho que desempenhou nesta Assembleia nos últimos oito anos e que valorizou este órgão e a sua função perante os eleitos e os cidadãos que a si se dirigiram.
Para o Presidente cessante da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, pela transformação que imprimiu na nossa cidade nos últimos doze anos. De facto, Quarteira hoje está diferente, está melhor. Isso deve-se muito à sua dinâmica, irreverência, competência e capacidade de trabalho, juntamente com a sua equipa. Desejo as maiores felicidades e sucessos no próximo desafio enquanto Presidente da Câmara Municipal de Loulé, esperando que consiga imprimir a mesma dinâmica para a projeção do nosso Concelho. Aos novos eleitos, deixo um desafio: Que este mandato seja guiado pelo sentido de missão, pela ética, respeitando as diferenças políticas, mas nunca esquecendo que o nosso objetivo comum de servir a nossa freguesia. Que o diálogo seja a nossa primeira ferramenta e o bem comum, o nosso único propósito. Por fim, agradeço à população de Quarteira pela confiança e pela esperança que depositam em todos nós. Saibam que tudo faremos para estarmos à altura desta confiança, com empenho, dedicação, humildade, proximidade e defendendo o interesse público. Terminando estas primeiras palavras, queremos garantir que toda a gente nesta Assembleia tenha voz. Quero convidar o representante de cada bancada para nos dirigir umas breves palavras neste momento solene”.
Bernardo Fernandes, em representação da bancada da Iniciativa Liberal
“É com honra e sentido de responsabilidade que hoje tomo posse como eleito da Assembleia de Freguesia de Quarteira em representação da Iniciativa Liberal. Quero começar por agradecer a todos os que confiaram no projeto da Coligação Fazer Melhor, pela qual fui eleito como Iniciativa Liberal. A vossa confiança é a base do meu compromisso de servir com transparência, proximidade e responsabilidade. Enquanto representante liberal, estarei aqui para fiscalizar com exigência e seriedade, propor soluções concretas e sustentadas, defender uma freguesia mais eficiente, mais acessível e mais próxima das pessoas. Quero uma Quarteira onde o poder local não complique, mas facilite, onde a política se faça com rigor, com respeito e com foco no cidadão. Onde quem quer trabalhar ou investir tenha um aliado na freguesia, não um obstáculo. Estarei nesta Assembleia não como corpo presente, mas para fazer valer princípios. Para representar com coerência, porque acima de tudo está Quarteira”.
Jorge Santos, em representação da bancada do Partido CHEGA
“O agradecimento vai para a minha equipa, a qual encabecei e que acreditaram num sonho, acreditaram em 50 desafios que fizemos à população para construir uma nova Quarteira. Resta-nos respeitar a decisão democrática desta comunidade. Respeitaremos em particular os 2.300 votantes que em nós confiaram, não os queremos desiludir. É a missão desta Assembleia fiscalizar e é isso que queremos fazer. Senhor Presidente, repito: Vamos fiscalizar, verificar se tudo está como foi prometido. Um dia, foi pedido nesta sala que eu me mantivesse íntegro. Na verdade, o que foi pedido é que eu fosse irrepreensível na minha conduta, honesto e incorruptível. Vou continuar nesta casa a fazer por isso. Mas o que exigem de mim, também tenho o direito de exigir dos que foram eleitos democraticamente nesta Junta, na Câmara ou na Assembleia de Freguesia.
Senhor Presidente da Junta agora empossado, João Romão, hoje acaba de assumir uma das mais nobres missões do Governo Autárquico, que é servir a sua comunidade. Todavia, quero aqui deixar um alerta: Enquanto eleito político, deve saber respeitar as diferenças de opiniões, os julgamentos que lhe são feitos e as alternativas políticas e técnicas que lhe são apresentadas. O João Romão professor, e permitam, amigo, a sua vida pessoal e familiar é outra coisa. O que lhe peço, também, é que se mantenha íntegro. Prometo que não vai ser tarefa fácil. Sabe, com o Partido CHEGA, a coisa complica-se nesta Assembleia. Gostamos de dinâmica mas temos de nos habituar à diferença e às novas formas de fazer política. Mas se se manter na política também é íntegro, vai haver que não vai haver nada.
Termino lembrando que vamos dar prioridade a quatro pontos nesta Assembleia de Freguesia: Na Saúde, conseguir urgentemente uma solução para termos urgências 24 horas por dia; Mais segurança nas escolas e nas ruas; Combater o despesismo a que os órgãos públicos já nos habituaram. Temos de respeitar os impostos pagos pelos trabalhadores e pelos empresários, que, com rigor, fazem-se uma melhor gestão das suas empresas; Rapidamente, termos uma luz ao fundo do túnel sobre habitação e custos controlados e habitação social, mas que os privados também possam ver garantido rapidamente o uso dos seus solos dentro da legalidade. Agradeço a todos que aqui vieram para nos ouvir e os que estão em casa também para ouvir esta causa nobre que é servir. Assim saibamos respeitar a democracia”.
Isa Brito, em representação da bancada do PSD
“Estamos hoje aqui reunidos num dia marcante para todos os envolvidos nestas últimas eleições autárquicas. Para além do dia das eleições, que é o dia em que recebemos o verdadeiro resultado da contagem dos votos, este é o dia mais ansiado por todos, porque é a tomada de posse e é a tomada das reais responsabilidades do compromisso que temos efetivamente aqui perante toda a nossa comunidade, toda a nossa Quarteira. Estou aqui como porta-voz da nossa Coligação Fazer Melhor.
Este momento representa o culminar de um trabalho feito com dedicação, convicção e muita entrega por esta terra. Quero agradecer a todos os que confiaram em nós, que acreditaram nas nossas ideias e na nossa vontade genuína de contribuir para uma freguesia mais dinâmica, mais justa e mais próspera. Fomos a segunda força política mais votada, um resultado que muito nos orgulha e que reforça a certeza que o nosso projeto tem seriedade, valor e futuro. Muitos parabéns à equipa que venceu estas eleições. Desejo sinceramente que exerçam este mandato com sentido de serviço público, transparência e dedicação. Da nossa parte, estaremos presentes, atentos e disponíveis para colaborar sempre porque o bem de Quarteira está sempre acima de tudo. Assumimos o nosso lugar na oposição, naturalmente, com respeito e responsabilidade, conscientes de que a nossa missão é fiscalizar, propor e construir. Jamais, repito, jamais destruir. Vamos continuar a trabalhar com o mesmo empenho, com coragem, com proximidade e com dedicação a esta terra que é o nosso lar, que é o lar de todos nós. Se estivéssemos em campanha eleitoral, eu diria: Porque, acima de tudo, está Quarteira. Diria não, digo”.
Ângela Guerreiro, em representação da bancada do PS
“Quero agradecer o voto de confiança que nos foi dado pelos eleitores e dizer-vos que durante este mandato a bancada do Partido Socialista estará atenta e defenderá sempre os interesses dos nossos fregueses acima de qualquer cor partidária. Dizer-vos ainda que desejamos que ao longo destes quatro anos, estas sessões decorram sempre com transparência, respeito e democracia e que as necessidades dos nossos quarteirenses sejam sempre respeitadas. Não posso terminar sem antes deixar um agradecimento especial ao anterior Executivo, nomeadamente na pessoa do Presidente Telmo Pinto, pelo excelente trabalho desenvolvido na nossa freguesia. Nunca nos podemos esquecer, juntos somos mais fortes”.
João Romão, Presidente empossado da Junta de Freguesia de Quarteira
“É com grande honra e orgulho que hoje tomo posse como Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira. É um privilégio enorme estar nesta posição, privilégio esse que acarreta muitas e grandes responsabilidades. Agradeço a confiança a todos os que votaram em mim, à minha equipa, às instituições locais e com especial consideração a todos os profissionais que diariamente trabalham para o bem no mundo desta freguesia. Quero agradecer também à minha família, aos meus pais e à minha irmã, a quem muito devo e a quem agradeço pela pessoa que me tornei. À minha mulher e à minha filha, para quem dirige também um pedi desculpas por, a partir de agora, não poder passar tanto tempo com elas quanto seria desejável.
O passado dia 12 de outubro veio mostrar que Quarteira e os quarteirenses queriam o João na Junta de Freguesia de Quarteira e o Telmo Pinto na Câmara Municipal de Loulé. Foi uma grande vitória para nós, dura, difícil e emotiva até o fim, como todos tiveram conhecimento, mas muito merecida. Merecida pelo trabalho desenvolvido por toda a equipa desta Nova Energia que se ergueu. Trabalhámos muito e, acima de tudo, trabalhámos bem, sempre focados naquilo que realmente interessa, que é fazer o bem e trazer o bem à nossa comunidade. Do fundo do coração, agradeço a cada um de vós por terem confiado em mim e por terem aceite o convite para fazerem parte deste projeto, o qual vale pelo seu todo e por tudo aquilo que cada um lhe acrescenta. Esta vitória é a consequência do trabalho de todos. Quero também dar os parabéns a todos os membros das listas adversárias. À Isa (PSD), ao Jorge (CHEGA), à Nádia (CDU) e ao Rogério (BE). Quarteira tem sido um exemplo de tanta coisa boa nos últimos anos e neste momento fico também feliz por ter participado numa campanha em que a relação entre os candidatos sempre foi respeitosa e cordial. Numa sociedade cada vez mais egocêntrica, é cada vez mais difícil encontrar pessoas que se queiram envolver e abraçar projetos políticos, pelo que não posso deixar de dar-vos os parabéns pela vossa coragem e pela forma honesta e dedicada com que conduziram as vossas respetivas campanhas.
Que continuemos a partilhar o mesmo amor por Quarteira e a contribuir na procura das melhores soluções para um futuro próspero para a nossa cidade e para a nossa freguesia. Hoje, deixo de ser professor dos meus alunos, deixo de ser professor da Escola Secundária Drª Laura Ayres, deixo de ser treinador dos meus atletas e coordenador desportivo do clube que criei (Quarteira Beach Sports) e passo a ser o presidente de todos os quarteirenses. A partir de hoje, serei eu a assumir a responsabilidade de honrar este legado e a impulsionar o futuro da nossa cidade. A importância deste cargo não me permite esconder o nervosismo e os receios que sinto mas posso garantir-vos que a determinação e a vontade de fazer pela minha terra vão superar todos e qualquer obstáculo que surja pela frente.
Quarteira é uma comunidade com um passado de valor e um futuro cheio de possibilidades. É uma terra de gente forte que se reinventa a cada dia, desde os pescadores que vão ao mar à procura de sustento até aos empreendedores que fazem o nosso turismo vibrar. Temos praias e espaços que atraem visitantes de todo o país, um tecido associativo ativo, um comércio dinâmico e famílias que sonham com uma qualidade de vida cada vez melhor. Mas os desafios que enfrentamos exigem uma junta de freguesia extremamente presente, mais ágil e mais capaz. A junta de freguesia é a primeira porta de entrada na administração pública. Tem de ser a porta da solução e não do problema.
A este nível, e de forma resumida, o nosso compromisso é melhorar a qualidade dos serviços e responder com maior eficiência às necessidades das pessoas. Apesar de ser extenso o programa eleitoral que apresentámos, decidi para hoje não apresentar um discurso longo, pois são muitas as áreas de intervenção e as medidas que temos previstas, como a Saúde, Educação, Habitação, pelo não vou entrar por aí, e ainda com toda a burocracia que temos para resolver todos estes problemas. O nosso propósito aqui é outro, é a celebração da democracia. No entanto, diante de todos os presentes e daqueles que nos estão a ouvir, quero que fique bem assente o meu compromisso de governar com humildade, de forma planeada e estruturada, e com base na proximidade com toda a comunidade. Quero ouvir, dialogar e construir em conjunto as soluções que melhor servem a Quarteira de hoje e a Quarteira das próximas gerações. Assim, está na hora de arregaçar as mangas e levarmos a nossa terra para um outro nível e eu conto com todos”.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira




