Carolina Pires, uma jovem de Loulé com apenas 15 anos, foi selecionada para representar Portugal na final europeia do Top Model Europe, que decorrerá em Bruxelas nos dias 29 e 30 de novembro. Na mesma competição, Portugal será ainda representado por Beatriz Venâncio (Top Model Comercial) e José Azevedo (Top Model Masculino). Em entrevista ao PlanetAlgarve, a jovem modelo partilhou a sua jornada, expetativas e o trabalho por trás das passerelle.

Todas as fotos no Facebook do PlanetAlgarve – clicar em Fotos e abrir a galeria correspondente.
Como surgiu esta oportunidade?
Carolina Pires (CP): Tudo começou há cerca de um ano (ainda com 14 anos). A minha mãe viu um anúncio no Instagram sobre o concurso, perguntou-me o que achava e eu disse que seria interessante. Inscrevi-me, fiz os castings aqui no Algarve, porque os representantes nacionais do concurso Top Model Europe vieram à região, e fui passando todas as etapas. A final nacional foi em Gondomar, onde fiquei em primeiro lugar na minha categoria.
Qual é o próximo passo?
CP: Agora vou representar Portugal na Bélgica, entre cerca de 100 concorrentes. Se ganhar, há depois o Mundial, que será na República Dominicana. Em Bruxelas, vamos desfilar para marcas de topo como Balmain, Louis Vuitton, Chanel, Dior, entre outras. Não sabemos antecipadamente para qual estilista vamos desfilar, isso só é revelado no próprio dia.
Como começou o teu percurso na moda?
CP: Desde pequena que queria ser modelo. Há cerca de um ano, no verão, voltei a falar nisso com a minha mãe, que começou a pesquisar agências. Encontrámos a IMC Models, fiz o casting e fui aceite. Dois meses depois, já estava a desfilar no House of Fashion. Desde então, já participei em cerca de cinco desfiles.
Como funciona o teu contrato com a agência?
CP: A agência é fundamental para a minha segurança. Todos os trabalhos têm de passar por eles, eu não posso aceitar nada diretamente. Eles verificam se as propostas são sérias e seguras.
Como te preparas para estes eventos?
CP: A IMC Models proporciona-nos aulas regulares, de passerelle e outras formações, que acontecem em vários locais, como hotéis e não só. No Algarve, a comunidade de modelos é pequena, mas no norte do país há muito mais movimento. Também participo em eventos como o House of Fashion, da IMC Models Agency, onde estive recentemente e que conta com a presença de caçadores de talentos internacionais.
O que esperas alcançar com esta experiência?
CP: O meu objetivo é ganhar experiência, construir um futuro nesta área e, quem sabe, ganhar um contrato internacional. Se tudo correr bem em Bruxelas, o próximo passo será o Mundial. É um sonho que estou a viver passo a passo, sempre com o apoio da minha família e da minha agência.
Notas Finais:
- Seleção rigorosa: Carolina foi uma das 3 selecionadas em Portugal para o Top Model Europe entre 25 mil candidatos iniciais.
- Apoio mediático: A sua participação em eventos como o The House of Fashion tem cobertura de media como o Porto Canal e a TV 7 Dias.
- Próximos compromissos: Além do Top Model Europe, Carolina continua a participar em desfiles nacionais, mantendo uma presença ativa no circuito da moda portuguesa.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Carolina Pires no Instagram
https://www.instagram.com/carolpires03?igsh=MWtua3gzOTE3eXRyaA%3D%3D
IMC Models Agency no Instagram
https://www.instagram.com/imcmodelsagency?igsh=eHJ3OGs0am1ndWs5
Top Model Europe no Instagram
https://www.instagram.com/topmodeleuropeofficial?igsh=MzI3MXhjaTBxMjRs
Categorias:Entrevistas, Loulé




