
A Dengun (Faro) reafirma o seu compromisso com a promoção de ambientes de trabalho saudáveis e sustentáveis, reconhecendo que o equilíbrio entre as exigências profissionais e a vida pessoal é hoje um fator determinante de desempenho, bem-estar e retenção de talento. Este compromisso viu já ser reconhecida pela plataforma Teamlyzer, colocando a empresa como uma das 20 melhores empresas tecnológicas portuguesas para trabalhar, segundo o conceito de work life balance.
No contexto actual, em que a plataforma Teamlyzer sublinha que o salário “já não é tudo” para a escolha de uma empresa tecnológica em Portugal, torna-se claro que outros factores, nomeadamente a qualidade do ambiente de trabalho, a flexibilidade e a possibilidade de conciliação, assumem protagonismo.
Para a Dengun, esta tendência representa uma oportunidade para reforçar a sua cultura interna e posicionamento externo como Employer of Choice. Os principais eixos da sua estratégia são:
- Flexibilidade real – adoção de modelos híbridos ou remotos, quando a função o permite, garantindo que os colaboradores consigam articular objetivos profissionais com necessidades pessoais ou familiares.
- Definição de limites e apoio ao bem-estar – promoção ativa de práticas que permitam desligar fora do horário, pausas de qualidade e o respeito pelo tempo de descanso, bem como disponibilização de programas de apoio à saúde física e mental.
- Cultura de desempenho com humanização – valorização de resultados em vez de horas acumuladas; reconhecimento de iniciativas, experiências de aprendizagem e inovação; feedback regular e transparente.
- Comunicação aberta e envolvimento de todos – os colaboradores são parte integrante na definição de políticas de conciliação, em fóruns internos ou através de iniciativas de sugestão e melhoria contínua.
A Dengun acredita que uma organização que cuida das suas pessoas não só fortalece o seu capital humano como potencia a qualidade das suas soluções e serviços. “Quando a pessoa sente que pode dar o melhor de si, no trabalho e na vida pessoal, todos ganham: o colaborador, a empresa e os clientes”, sublinha o Miguel Fernandes, Fundador do grupo Dengun.
Como futuro próximo, a Dengun irá partilhar o resultado de um barómetro interno de satisfação & conciliação, a primeira edição da iniciativa que visa medir indicadores como : tempo efectivo de trabalho remoto, número de horas extraordinárias, grau de satisfação com os horários e equilíbrio entre vida profissional e privada. A empresa prevê, ainda, lançar um programa de Mentoria Flexível em 2026, orientado para gestores e colaboradores de topo de carreira.




