Algarve

Algarvio Tomás Melo Gouveia coroa época dominante e é o primeiro campeão do Timestamp Golf Tour

Tomás Melo Gouveia sagrou-se o vencedor do Ranking do Timestamp Golf Tour 2025, o principal circuito profissional de golfe em Portugal, após uma temporada de seis torneios onde foi o único jogador a conquistar duas vitórias. A coroação deu-se este domingo, na Aroeira, num final de época emocionante que decidiu o título até ao último putt.

Tomás Melo Gouveia com o troféu de nº1 e Maria Coelho

A época, co-sancionada pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pela PGA Portugal, reuniu a nata do golfe português, contando com a participação de nove dos dez melhores portugueses no ranking mundial.

Domínio e consistência do campeão
O golfista de 31 anos, do ACP Golfe, estabeleceu a sua autoridade desde o início, vencendo o torneio de abertura, o Montebelo Golf Classic, num play-off contra Pedro Lencart. Mais tarde, revalidou o título no Lisbon Masters, onde superou Pedro Figueiredo, também numa “morte súbita”. Para além dos dois triunfos, Melo Gouveia ainda somou dois terceiros lugares (no Solverde Players Championship e no Campeonato Nacional de Profissionais) e um quarto lugar na final, demonstrando uma consistência invulgar.

“Foi uma época muito positiva. Ganhei dois torneios, estive quase sempre na luta pela vitória e acabar como vencedor do ranking foi a cereja no topo do bolo. Ganhar um ranking é sempre um motivo de orgulho e um grande estímulo. Este circuito foi excelente para os profissionais terem competição de qualidade em Portugal”, afirmou o campeão.

Um final de suspense
O segundo lugar no ranking foi para Vasco Alves, que esteve a um putt de 12 metros no último buraco do último torneio – a Timestamp Golf Tour Final By PGA National – de se sagrar também vencedor da prova e de, consequentemente, roubar o título do circuito a Melo Gouveia. Esse segundo lugar na Aroeira confirmou, no entanto, a sua posição de vice-campeão.

Futuro e continuidade
Na cerimónia de entrega de prémios, foi oficialmente confirmada a continuidade do Timestamp Golf Tour em 2026. Os representantes da FPG e da PGA Portugal fizeram um balanço extremamente positivo desta primeira edição do circuito em parceria.

Alexandre Abreu (PGA Portugal): “Foi o primeiro ano a trabalhar em conjunto e tivemos um circuito espetacular, competitivo e com os melhores jogadores nacionais. A Timestamp teve um papel fundamental, e queremos continuar este caminho com a FPG, porque é o caminho certo.”

Miguel Gaspar (FPG): “O balanço é muito positivo. Lançámos esta ideia com a Timestamp para elevar o nível e foi um sucesso. A parceria foi importante para as três entidades crescerem em conjunto e, para o ano, temos a certeza de que o circuito vai crescer ainda mais.”

Categorias:Algarve, Desporto

PlanetAlgarve