A jovem estudante de Direito foi eleita por unanimidade para o cargo, representando um forte compromisso com a renovação e a participação juvenil na política concelhia.

A Juventude Socialista (JS) de Loulé viu reforçada a sua representação na estrutura concelhia do Partido Socialista com a eleição de Rita Martins da Silva Figueiredo, de 18 anos, para o cargo de 2.ª Secretária da Comissão Política Concelhia (CPC). A decisão foi tomada por unanimidade na reunião da CPC do passado dia 21 de novembro.
A nomeação surge no seguimento do processo eleitoral interno da JS Loulé, realizado a 2 de novembro, que reelegeu José Adelino Cavaco Nascimento como Presidente e renovou os seus órgãos. A vaga foi aberta pela conclusão do mandato da anterior 2.ª Secretária, Josiana Isabel Jesus Forte Palma, a quem a JS Loulé dirige um público agradecimento pela sua dedicação exemplar.
Um percurso de liderança e participação cívica
Apesar da sua juventude, Rita Figueiredo traz um currículo marcado pela participação ativa e pela liderança de projetos:
- É estudante de Direito na Universidade de Coimbra, após ter concluído o ensino secundário na Escola Secundária de Loulé.
- Enquanto membro do Secretariado Concelhio da JS Loulé, foi Coordenadora-Adjunta do Núcleo de Estudantes Socialistas da sua escola.
- Apresentou o projeto “Renov’Arte” na COP29, em Baku, e desenvolveu o projeto “Conselheiros da Cidadania” em parceria com a MyPolis.
- Coordenou o evento “Conversas que Orientam” em escolas básicas do concelho e foi porta-voz no Parlamento dos Jovens.
Confiança da liderança partidária
A eleição foi proposta pelo Presidente da JS Loulé, José Adelino Cavaco Nascimento, após convite do Presidente da CPC, Vítor Aleixo, e do Presidente da Mesa da CPC, Rui Lourenço. A nomeação é vista como um sinal de confiança do partido na capacidade e no potencial da nova geração.
Em declaração, o Presidente da JS Loulé, José Adelino Cavaco Nascimento, afirmou: “A Rita é uma camarada dedicada, movida por princípios sólidos. A sua capacidade de ouvir e de construir em conjunto faz dela uma jovem com um enorme sentido de responsabilidade e um profundo compromisso com a causa pública”.
A eleição de Rita Figueiredo reforça o compromisso da Juventude Socialista de Loulé em promover uma participação política jovem, competente e profundamente empenhada no futuro do concelho.
Categorias:Loulé




