Algarve

Projetos do Algarve finalistas da 3ª edição dos Prémios Património Ibérico

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que distinguem as boas práticas no sector e são atribuídos a 5 de Dezembro na AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural reuniu 18 projectos finalistas seleccionados pelo júri internacional e que representam várias regiões de Portugal e de Espanha.

Abrangendo projectos iniciados e/ou concretizados ao longo de 2024 e 2025, os Prémios Património Ibérico são um dos momentos altos da programação da AR-PA – Bienal Ibérica do Património Cultural, cuja 8.ª edição é dedicada aos Centros Históricos e decorre a 4 e 5 de Dezembro, em Sintra.   

Das mais de 50 candidaturas recebidas, o júri internacional – composto por Margarida Alçada (Portugal)Enrique Saiz (Espanha) e Justin Albert (Reino Unido) – selecionou 18 projectos finalistas, que se destacaram pela inovação, impacto e exemplaridade nas áreas da mediação, comunicação, touring cultural, parcerias e acessibilidade ao património.
Prémios Património Ibérico 2025
Do território português, foram seleccionados a Mercearia Ideal – A loja do Museu, do Museu Marítimo de Sesimbra, o Museu do Conflito, sediado no Tribunal da Relação do Porto, e Conímbriga em Quadrículas, do Museu Nacional de Conímbriga. Também entre os finalistas está o projecto Personagens com História, da Parques de Sintra – Monte da LuaUm Dia na Pré-História, do Museu de Portimão, e as Rotas dos Azulejos, da IP Património.

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira concorre com o Filme Documental – O Passado, Presente no Futuro, enquanto a Napperon, de Abrantes, apresenta o VPLAY. O Museu Municipal de Tavira está representado com a exposição temporária Balsa, Cidade Romana – Modelo Inovador de Parcerias Patrimoniais, e o Museu Marítimo de Sesimbra volta a aparecer entre os finalistas com o Centro Cultural Costeiro | Sesimbra.

Do IHC – NOVA.FCSH chega o projecto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, em parceria com o município de Ponte de Lima, e o Museu Municipal de Loulé apresenta Parcerias que fazem História – Conhecer e Valorizar os Banhos Islâmicos e a Casa Senhorial dos Barreto. O Fundo Rainha D. Leonor concorre com a Reabilitação e Restauro da Igreja da Misericórdia de Salvaterra de Magos.

Câmara Municipal de Setúbal está representada com o projecto Acessibilidade na Rede de Museus Municipais de Setúbal, o Côa Parque – Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa apresenta a Disciplina OFCT – O Nosso Património, e o MUDE – Museu do Design concorre com a Requalificação integral do edifício do MUDE: um legado para todas as gerações e para o futuro, em Lisboa.

De Espanha, foi seleccionada a Restauración abierta de Punta Begoña – Patrimonio que conecta a la sociedad, da Fundación Punta Begoña Fundazioa, na província da Biscaia, comunidade autónoma do País Basco, e o projecto Agua, Arte y Vida: Canal de Castilla – Antonio López y el Canal de Castilla, na comunidade de Castela e Leão, da Asociación España Creativa.
Os 18 finalistas dos Prémios Património Ibérico defendem publicamente os seus projectos perante o júri internacional do galardão e o público presente na AR-PA 2025, numa sessão decisiva para a definição dos vencedores desta edição.

Atribuídos em cerimónia pública no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, na sexta-feira, 5 de Dezembro, os Prémios Património Ibérico galardoam cinco categorias: Melhor Projecto de Mediação; Melhor Estratégia de Comunicação; Melhor Projecto em Parceria; Melhor Projecto de Touring Cultural, Especial 2025: Melhor Projecto de Acessibilidade ao Património.Promovidos pela plataforma de informação do sector património.pt, estes galardões incluem ainda a categoria Prémio Património Ibérico, atribuído por escolha directa de um júri internacional ao projecto, evento ou iniciativa que se tenha distinguido pelo seu contributo para a valorização efectiva do Património Cultural da Península Ibérica.

Entrega dos Prémios Património Ibérico (edição de 2021)
A cerimónia de entrega dos Prémios Património Ibérico acontece no âmbito da AR-PA2025, organizada pela Spira – revitalização patrimonial e que, nesta 8.ª edição, tem como promotoreso Município de Sintra e a Fundação Cultursintra.
Programação diária da 8.ª edição da AR-PAEntre as 10h00 e as 19h00 de dia 4 e de dia 5, os cerca de 60 Expositores da Bienal partilham projectos, iniciativas e serviços desenvolvidos através das suas apresentações Innovation Point, a decorrer na Mostra Expositiva.A 4 de Dezembro, às 14h00, começa o primeiro PODCAST patrimonio.pt, com o tema dos Modelos de Financiamento alternativos.

Às 15h30, no mesmo dia, tem lugar a International Heritage Talk dedicada ao tema “Campos Património – Voluntariado em Património Cultural”, na qual participam representantes da federação francesa de associações Union REMPART, do Ministério da Cultura de França, da Património Cultural, I.P., do Comité Nacional Polaco do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), do National Trust da Géorgia, da Fundação Rio Seco, em Espanha e o especialista internacional em conservação do património, José Delgado Rodrigues.

Ainda no dia 4, às 20h30, acontece o Jantar-Debate com Carlo Francini que abordará a Gestão de Centros Históricos a partir da experiência de Florença, classificada de Património da Humanidade em 1982. Com uma área total de 102 km2 e cerca de 370 000 habitantes, Florença recebe anualmente cerca de 15 milhões de turistas.

Na sexta-feira, 5 de Dezembro e ao longo de todo o dia, o tema em destaque na Bienal AR-PA 2025 volta a ser os Centros Históricos, com uma nova ediçãp do PODCAST patrimonio.pt em quatro conversas com 20 profissionais do sector, que abordam, entre as 09h30 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h30, a Gestão de Centros Históricos I e II; Modelos de Gestão Patrimonial e Boas Práticas.

Ainda na sexta-feira, há a oportunidade, às 11h00, de participar na masterclass exclusiva “Comunicação em Património“, por Justin Albert, Presidente da Rewilding Britain e ex-director do National Trust Wales.

Às 19h30, é tempo de conhecer os vencedores dos Prémios Património Ibérico na cerimónia a decorrer no Grande Auditório do Centro Olga Cadaval.

Ao longo dos dois dias da AR-PA – Bienal Ibérica de Património Cultural 2025 há também programação para os mais novos com ateliers dedicados às escolas e ao público infanto-juvenil.
Imagens de edições anteriores da  AR-PA – Bienal Ibérica do Património Cultural

Categorias:Algarve

PlanetAlgarve