Quatro músicos reuniram-se ao longo do ano no sítio da Bordeira, em Faro, numa residência artística dedicada a recriar novas sonoridades inspiradas na tradição das Charolas. O fruto destes encontros, o espetáculo “Vivas!”, estreia no Teatro das Figuras, dia 6 de dezembro, às 21h30, com uma apresentação posterior na sua terra de origem, a Bordeira, a 14 de dezembro.

A residência foi um convite do Teatro das Figuras aos músicos Edgar Valente, João Frade, Nelson Conceição e Rui Daniel. “Quisemos pegar num estilo que é uma marca identitária de uma comunidade e homenagear o seu potencial, conferindo-lhe uma nova perspetiva”, explica Gil Silva, Diretor do Teatro das Figuras.
A Bordeira é o berço das Charolas, uma tradição musical que reflete um profundo espírito comunitário e que se transmite de geração em geração. O seu som, marcado pelo acordeão, pelo pandeiro e pelas castanholas, ecoa nas vozes do grupo nas celebrações de Ano Novo e de Reis. Percorrendo as ruas da aldeia e atuando em cafés e casas, as Charolas anunciam o novo ano e lançam “vivas” – saudações muitas vezes provocatórias, de caráter social ou político.
O espetáculo “Vivas!” captura esse espírito de celebração e liberdade de expressão, mas com uma abordagem contemporânea. “Fiquei fascinado com a força da palavra, com a forma como esta comunidade é movida por essa liberdade”, partilha Edgar Valente. O processo criativo passou por “uma mixagem que vai desde o sampling exemplar dos sons característicos pelo Rui, até à reinvenção do acordeão – onde o Nelson sustenta a raiz e o Frade a desconstroi”, revela. Até elementos tradicionais como as castanholas e os triângulos ganham novos padrões no contexto musical do projeto.
No palco do Teatro das Figuras será recriada a atmosfera íntima dos cafés da Bordeira, mas preenchida com esta nova linguagem sonora que cruza a tradição com a contemporaneidade.
“Vivas!” é assim uma homenagem ao espírito charoleiro e ao seu legado comunitário.
Bilhetes:
- Preço: 10,00€
- Pontos de venda:
- Bilheteira do Teatro das Figuras (de terça a sábado, 13h00-19h30; no dia do espetáculo até ao seu início).
- Online: https://teatrodasfiguras.bol.pt




