Desporto

Arrancam hoje em Vilamoura os ‘Mini Jogos Olímpicos’ da Vela Juvenil

Vilamoura transformou-se hoje no epicentro mundial da vela juvenil. Arrancou o Youth Sailing World Championship 2025, considerado os verdadeiros ‘Mini Jogos Olímpicos’ da modalidade, que irá decorrer até ao próximo dia 19 de dezembro.

Esta competição de elite reúne 424 velejadores de 67 países, que irão competir em seis classes olímpicas do futuro: 29er, ILCA 6, Nacra 15, 420, iQFOiL e Formula Kite. É a primeira vez que este campeonato mundial juvenil se realiza no hemisfério norte no mês de dezembro, um testemunho claro da confiança da World Sailing em Portugal.

António Barros, Presidente da Federação Portuguesa de Vela, destacou a importância do evento: “A vela é uma modalidade histórica no nosso país, com uma grande tradição e reconhecimento mundial. A nossa costa atlântica espetacular e as excelentes infraestruturas ajudam a atrair estes grandes eventos.”

O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, reforçou: “Temos condições extraordinárias e uma capacidade organizativa muito acima da média. O nosso clima, mesmo no inverno, é muito convidativo, o que nos permite ser um destino de eleição para competições internacionais.”

O primeiro dia de competições foi marcado por ventos fracos. Apesar do atraso, as classes ILCA, 420, 29er e Nacra 15 conseguiram realizar as suas primeiras regatas ao largo de Vilamoura. As restantes classes esperam melhores condições de vento nos próximos dias para entrarem em ação.

Para além do prestígio desportivo, este evento terá um forte impacto económico na região, estimado em cerca de 3,5 milhões de euros. Um legado positivo que reforça a posição do Algarve como um centro global de desportos náuticos.

Os Campeonatos do Mundo de Vela da Juventude contam com o apoio da Marina de Vilamoura, Câmara Municipal de Loulé, Turismo de Portugal e IPDJ, constituindo uma vitrine única para o país e um momento decisivo para o futuro das estrelas da vela mundial.

Categorias:Desporto, Quarteira

PlanetAlgarve