O Centro de Dia da AHDPA – Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer, localizado no Vila Sol, em Quarteira, celebrou a quadra com a sua tradicional festa de Natal na tarde de 17 de dezembro. O evento foi marcado por gestos de generosidade e pela dedicação de uma equipa excecional.


Todas as fotos e vídeos no Facebook do PlanetAlgarve.
A festa contou com o apoio do grupo humanitário Captains of Vila Sol, que trouxe presentes personalizados para todos os utentes. Representando o grupo, Karen Ryan, Mr. Joe e sua esposa demonstraram uma sensibilidade tocante, conhecendo detalhes e necessidades individuais de quem recebia.
Adelino Rocha, Presidente da AHDPA, partilhou a importância deste apoio contínuo: “Temos feito esta festa todos os anos desde que viemos para aqui, e a Karen tornou-se uma presença constante. Todos os anos traz umas prendinhas para cada utente, conhecendo os nomes e até as necessidades específicas de cada um. É uma atitude que se repete e que nos ajuda imenso. Para além das prendas, consegue-nos donativos em dinheiro com regularidade, o que é uma ajuda fundamental”.
O agradecimento da associação materializou-se num gesto especial. Durante a festa, a AHDPA distinguiu Karen Ryan como Sócia Honorária, entregando-lhe um diploma de reconhecimento pelo seu apoio inestimável ao longo dos anos.
A celebração foi animada por um teatrinho protagonizado pela equipa do centro e por alguns utentes, seguido de canções de Natal pela cortesia de Nathalie Guerreiro. O momento culminou com um lanche preparado com carinho pela própria equipa do centro.
“A colaboração é toda do pessoal, temos uma equipa extraordinária”, afirmou Adelino Rocha, destacando o espírito de entreajuda. “Este lanche especial foi tudo feito pela equipa, o teatrinho foi essencialmente com a ‘prata da casa’, incluindo a participação do staff e de alguns utentes. Até o Pai Natal foi um utente! Tudo foi organizado localmente pela Helena Paulino e pela equipa. É a gratificação que orgulha qualquer direção: ter uma equipa que colabora quando é preciso”.
A AHDPA, que celebra este mês 27 anos de existência, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. O seu Centro de Dia, aberto em 2018 em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Loulé, foi recentemente ampliado e tem capacidade para 30 utentes, sendo considerado pelo Instituto de Segurança Social do Algarve o melhor centro de dia da região.
Esta festa foi, mais uma vez, um testemunho comovente de como a comunidade se pode unir para criar momentos de alegria e dignidade para todos.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira



