
O Campeonato do Mundo de Vela da Juventude, em Vilamoura, está a revelar os nomes que vão dominar as próximas Olimpíadas. Algumas das maiores promessas mundiais estão a confirmar o seu estatuto com performances de puro domínio no evento, considerado os “Mini Jogos Olímpicos” da modalidade.
Vela que inspira:
Na classe IQFOIL, a italiana Medea Falconi, de apenas 15 anos, é uma sensação. Após vencer o Campeonato da Europa e do Mundo em sub-19, chegou a Vilamoura para conquistar. Até agora, venceu todas as regatas realizadas e é a clara favorita ao ouro. “Gosto destas condições porque nos levam ao nosso limite. Estou feliz e espero manter este desempenho até ao final”, revelou a jovem talento, que visitou Vilamoura pela primeira vez e destacou o clima fantástico e as boas condições para a modalidade.
Na dinâmica classe Formula Kite, o domínio é igualmente impressionante. A chinesa Suofeiya Li e o suíço Gian Andrea Stragiotti têm um feito notável: venceram as seis regatas realizadas até ao momento nas suas respetivas categorias, feminina e masculina. Com esta pontuação, posicionam-se como favoritos quase imbatíveis para a medalha de ouro no último dia de competição.
O evento não só revela talento desportivo, como reforça o impacto económico da região. Projetos como este, promovidos pelo Vilamoura Sailing, estão estimados em cerca de 3,5 milhões de euros de impacto para a economia local, consolidando o Algarve como um centro de excelência para eventos náuticos internacionais.
Os Campeonatos do Mundo de Vela da Juventude contam com o apoio da Marina de Vilamoura, Câmara Municipal de Loulé, Turismo de Portugal e IPDJ.




