Algarve

Aeroporto de Faro atinge marco histórico com mais de 10 milhões de passageiros em 2025

No ano em que celebra o seu 60.º aniversário, o Aeroporto Gago Coutinho – Faro alcança um marco histórico: pela primeira vez na sua história, ultrapassará 10 milhões de passageiros em 2025, registando um crescimento de 6% face ao ano anterior.

Este recorde reflete o reforço significativo da conectividade internacional, com a abertura de seis novas rotas (Newark, Helsínquia, Reykjavik, Funchal, Riga e Cracóvia) e nove novas operações. Quatro novas companhias aéreas juntaram-se à operação regular, elevando para 33 o número total de transportadoras, que ligam o Algarve a 22 países e 77 destinos.

O Reino Unido mantém-se como principal mercado (46% do tráfego), seguido da Alemanha, Irlanda, França e Países Baixos. Um destaque é o crescimento consistente no inverno, que mais do que duplicou entre 2015 e 2025, contribuindo para uma redução da sazonalidade e reforçando a importância do aeroporto ao longo de todo o ano.

Thierry Ligonnière, CEO da ANA|VINCI Airports, destacou: “Ultrapassar os 10 milhões de passageiros é um marco histórico. Este resultado reflete a confiança dos passageiros, parceiros, comunidade e companhias aéreas, assim como o empenho das nossas equipas.”

O aeroporto está em constante modernização, com investimentos na renovação do terminal, na eficiência energética, na introdução de soluções tecnológicas como o sistema de bagageiros automáticos e o uso de biometria, bem como na renovação da frota com veículos de baixas emissões.

Em linha com o compromisso ambiental, o Aeroporto de Faro reduziu em mais de 80% as suas emissões (âmbito 1 e 2) até 2025, reforçando a sua liderança na gestão ambiental. A aposta nas energias renováveis é visível na central fotovoltaica instalada, que assegura cerca de 30% da energia consumida, e na promoção de combustíveis sustentáveis.

Integrado na rede da VINCI Airports, o aeroporto continua a promover uma mobilidade responsável, conectando o Algarve ao mundo de forma eficiente, sustentável e inovadora.

Categorias:Algarve, Turismo

PlanetAlgarve