Desporto

Vilamoura garante organização do Campeonato do Mundo de Vela da Juventude em 2026

Pela primeira vez na história, o mesmo destino acolherá a edição consecutiva do prestigiado Campeonato do Mundo de Vela da Juventude. Depois do sucesso da edição deste ano, que contou com 424 velejadores de 67 países, Vilamoura assegurou a organização do certame internacional para 2026.

O anúncio foi feito por Nuno Reis, CEO e fundador do Vilamoura Sailing, após a World Sailing ter reconhecido o excelente desempenho da edição 2025: “Para o próximo ano temos o objetivo, em conjunto com a Federação Internacional, de alcançar os 80 países participantes. Há vários anos que somos o maior centro de vela ligeira do mundo e estes eventos juniores permitem dar a conhecer Vilamoura aos futuros atletas olímpicos. Além disso, realizar um evento desta dimensão em dezembro é fundamental para a economia local.”

No encerramento da competição, destacou-se a participação portuguesa. Madalena Wanzeller terminou na 13ª posição na classe ILCA 6 feminina, atingindo o seu objetivo de ficar entre as 15 primeiras. “Estou muito orgulhosa de representar Portugal. Vou levar daqui conhecimentos que me permitirão melhorar no futuro”, afirmou a velejadora do Barreiro.

No masculino, Diogo Borges de Sousa, de apenas 16 anos, superou uma lesão num dedo para terminar na 15ª posição na classe IQFOIL. “Saio daqui um atleta mais tático. Foi lógico chegar ao 2º lugar numa regata e, para a próxima, o objetivo é o 1º lugar”, referiu o jovem, que prevê regressar a Vilamoura em 2026.

Novos campeões mundiais foram coroados:

  • ILCA 6: David Coates (EUA) e Irene De Tomás (Espanha)
  • IQFOIL: Peleg Rajuan (Israel) e Medea Falcioni (Itália)
  • FORMULA KITE: Gian Stragiotti (Suíça) e Suofeiya Li (China)
  • 420: Sviatoslav Madonich e Dmytro Karabadzhak (Ucrânia); Sabine Potter e Merle Nieuwland (GBR)
  • 29er: Szymon Kolka e Bartosz Zmudzinsk (Polónia); Lila Edwards e Amelie Hiscocks (GBR)
  • NACRA 15: Lorenzo Sirena e Alice Dessy (Itália)

O evento contou com o apoio da Marina de VilamouraCâmara Municipal de LouléTurismo de Portugal e IPDJ, consolidando a posição do Algarve como capital internacional da vela.

Categorias:Desporto, Quarteira

PlanetAlgarve