Loulé

Nota de Pesar pelo Falecimento de Daniel Vieira

Daniel Vieira

A Câmara Municipal de Loulé vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de Daniel Vieira, figura incontornável da cultura louletana e um verdadeiro embaixador de Alte, que foi vítima de AVC na passada semana.

Daniel José Ramos Vieira nasceu em Alte, a 3 de junho de 1937. Artista multifacetado, foi pintor, músico, e um dinamizador das tradições e da cultura da serra algarvia.

Por influência de seu pai, José Vieira – pintor, escritor, poeta, músico e antigo presidente da Junta de Freguesia de Alte – Daniel dedicou-se à pintura desde cedo. Licenciou-se em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e especializou-se em Gravura. Manteve o seu Atelier “Hortas das Artes”, no coração da aldeia de Alte, que servia como um centro de criatividade onde também ensinava outros artistas. 

Foi membro da Sociedade de Gravadores Portugueses e expôs as suas obras tanto em Portugal como no estrangeiro, recebendo diversos prémios ao longo da carreira.

Além da pintura, era um talentoso músico e fadista, conhecido por tocar diversos instrumentos e por manter vivas as tradições da cultura popular algarvia. Participou no Grupo Folclórico de Alte e no grupo Almanaque. Criou e participou nos grupos Levante e Erva Doce, onde tocava cavaquinho e bandolim “à sua maneira”.

Desenvolveu trabalhos de recolha na área da música e literatura populares.

O presidente da Câmara, Telmo Pinto, recorda a força e o amor do Daniel pela sua terra: “Manifesto, em nome do Município, as mais profundas condolências à família e amigos! O Daniel continuará entre nós pelo seu exemplo de alegria, de juventude e de valores como a amizade e a liberdade, tão característicos da sua personalidade irreverente e sonhadora”.

Assim, a Autarquia de Loulé enaltece publicamente o legado Daniel Vieira e a sua dedicação à preservação da identidade cultural e das tradições da sua aldeia natal, e expressa, neste momento de profunda consternação, as mais sentidas condolências à família enlutada.

Categorias:Loulé

PlanetAlgarve