Em Quarteira, o espírito mais puro do Natal materializou-se nas ruas, transformando-as num lar coletivo de calor humano. Nos dias 23 e 24 de dezembro, um movimento voluntário e genuíno escolheu trocar o aconchego familiar para estender a sua família a todos quantos precisam. Celebra-se assim a 11ª edição do Natal das Ruas, a única consoada ao ar livre do país, que este ano amplia o seu abraço solidário, dedicando dois dias inteiros ao cultivo da comunidade e da compaixão.


Todas as fotos e vídeos no Facebook do PlanetAlgarve.
Esta iniciativa nasce espontaneamente do coração das pessoas, impulsionada pelo seu mentor, Miguel Baptista, e sustentada unicamente pela força da boa vontade. Sem financiamento direto, ergue-se graças ao apoio logístico da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé, e à generosidade de empresas locais. É, acima de tudo, um testemunho vivo do poder transformador da solidariedade coletiva.
No primeiro dia, a rua encheu-se de vida com o DJ Leonel Almeida, dando lugar a um momento profundamente simbólico: o Desfile de Moda Konceito.R by Cristina Guerreiro, apresentado por Miguel Baptista com estas palavras de profundo significado humano:
“Há 11 anos que esta onda de solidariedade, criada pelos quarteirenses e por residentes de todas as origens, não para de crescer. Serviremos amanhã um jantar totalmente gratuito, com tudo o que há de bom. Tudo é possível para quem está só, para quem ainda dorme na rua, para uma comunidade que acredita que o Natal não é consumismo: o Natal é, definitivamente, amor. Este desfile celebra o Natal de forma consciente e transformadora. Aqui, a moda é mensagem, é ação e é cuidado com o outro.”
O desfile, centrado no Upcycling, foi um ato concreto de humanismo e responsabilidade, demonstrando como é possível “em vez de descartar, reinventar; em vez de produzir mais, cuidar melhor do que já existe”. Foi seguido pela energia contagiante de Demba Balé e a sua Africa Soul Music ao vivo.
O ponto alto do dia foi um momento de solidariedade em movimento: a receção aos 13 Grupos Motards, no primeiro Encontro Solidário de Motoclubes do Algarve, com a entrega de bens alimentares e brinquedos. A noite continuou com um gesto coletivo de puro agradecimento: enquanto Daniel Kemish interpretava ‘One’, dos U2, uma onda de luzes de telemóvel iluminou o céu numa homenagem emocionante ao apoio incondicional do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto, desde a 1ª edição do natal das Ruas, enquanto presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.
Telmo Pinto marcou presença, bem como o executivo da Junta de Freguesia de Quarteira, liderado por João Romão.
Dentro da grande tenda, a festa da partilha prosseguiu com os Poor Man’s Band, encerrando um primeiro dia que se revelou uma prova tangível de que, quando uma comunidade se une com o coração, a rua pode tornar-se no lugar mais acolhedor do mundo.
24 de Dezembro – A Noite da Consoada: Um Abraço Coletivo de Solidariedade
Às 15h00 de hoje, o espírito de partilha começa com o Estendal Solidário, onde roupa doada se transforma num gesto concreto de calor humano.
Às 18h00, o espaço abre-se num momento de pura magia e cuidado com o próximo, com a oferta de brinquedos às crianças, plantando sorrisos e memórias.
Às 20h00, partilha-se a mesa no Jantar Solidário gratuito, com Bacalhau com Todos e muito mais. Um momento em que ninguém come sozinho e todos são bem-vindos à mesma festa.
A noite é animada por Concertos ao vivo com Bruno Teixeira & Jean Will; Ricky Barradas; Beto Kalulu / Tuka Moura; Daniel Kemish, celebrando a união através da música.
A ceia realiza-se junto ao Centro Autárquico de Quarteira, num verdadeiro palco de partilha e humanismo, onde ninguém fica para trás. Miguel Baptista, mentor do projeto, define o seu propósito com o coração: “Esta noite é destinada a todos, especialmente a quem esteja só. Queremos ser a vossa família nesta noite e partilhar este momento em harmonia e felicidade”.
O convite ao espírito comunitário estende-se a todos: “Agradecemos a todos aqueles que sintam que podem fazer parte deste projeto como voluntários. São bem-vindos e fazem toda a diferença. Sem vocês e sem a vossa ajuda, este abraço coletivo seria muito mais difícil de realizar”.
O Natal das Ruas de Quarteira é a prova viva de que a maior riqueza está na união e no cuidar uns dos outros. É onde a comunidade se encontra, celebra e, acima de tudo, tece uma rede de apoio e calor humano. É uma luz acesa para quem precisa, um lar sem paredes construído pela compaixão de todos. Este Natal, a rua transforma-se em casa, e cada gesto é um ato de puro humanismo.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira



