Albufeira consolidou a sua posição como a principal celebração de Réveillon do continente português, ao receber milhares de pessoas na Praia dos Pescadores para a despedida de 2025 e a entrada em 2026. O evento “Albufeira Carpe Nox 2026” confirmou o seu estatuto, logo após a emblemática festa da Madeira, como o maior Fim de Ano do país.


Todas as fotos e vídeos no Facebook do PlanetAlgarve.
Num cenário que uniu mar, terra e céu, o espetáculo foi marcado por magia, deslumbramento e inovação. Famílias e amigos de várias gerações e nacionalidades reuniram-se para um momento artístico único, com uma fusão de música, multimédia, luz e efeitos especiais.
Em entrevista à RTP1, o recém-eleito presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Rui Cristina, destacou a evolução do evento: “Este ano elevámos o patamar, apostando num espetáculo imersivo, com bastante tecnologia e surpresas”. Uma das novidades foi a inauguração do palco X, que serviu de ponto central para uma sequência musical épica, sincronizada com aviões, paramotores, pirotecnia e efeitos visuais. O lançamento de bolas gigantes coloridas sobre a multidão foi outro dos momentos mais aclamados.
Rui Cristina sublinhou ainda o impacto económico do evento: “Albufeira é o maior destino turístico do país e o Fim de Ano é um balão de oxigénio para a economia da região”. Dados da hotelaria local confirmam esta vitalidade, com taxas de ocupação superiores a 90% e muitas unidades com lotação esgotada.
Um espetáculo aéreo, musical e tecnológico
A noite começou às 22h00 com os Flying Dragons – oito campeões mundiais de paramotor que realizaram uma performance aérea impactante. Seguiu-se um concerto único dos Silence 4, com David Fonseca, a celebrar 30 anos de carreira e revisitando os maiores êxitos da banda.
A contagem decrescente para a meia-noite partiu do palco X, com música sincronizada a dois aviões pilotados pelos irmãos Tim e Tom Drews, pirotecnia, laser e efeitos multimédia. Já em 2026, o prestigiado DJ Wilson Honrado animou a multidão com um set vibrante que se prolongou pela madrugada.
As celebrações continuaram no dia 1 de janeiro com o Concerto de Ano Novo dos Quatro e Meia, precedido por uma coreografia aérea com aviões de fumos coloridos. O programa integrou ainda um Street Food Internacional com o Chef Nuno Bergonse, na baixa da cidade, entre 31 de dezembro e 3 de janeiro.
Segurança reforçada garante sucesso
Para assegurar o bom desenrolar das celebrações, o Plano de Operações Municipal mobilizou 185 operacionais e 54 meios de diversas entidades: GNR, Bombeiros Voluntários de Albufeira, Cruz Vermelha Portuguesa, Autoridade Marítima, Proteção Civil Municipal, Nadadores Salvadores e Polícia Municipal. Este dispositivo garantiu que não ocorressem incidentes relevantes.
As celebrações de Fim de Ano são um dos eventos âncora do concelho e um dos mais mediáticos a nível nacional, tendo o “Albufeira Carpe Nox 2026” recebido cobertura de todas as televisões nacionais.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Albufeira



