Quarteira

QUARTEIRA | Grupo da Amizade cumpre a tradição das Janeiras no Concelho de Loulé

O Grupo da Amizade de Quarteira cumpriu, mais uma vez, a tradição das Janeiras, espalhando alegria e boa disposição pelas ruas na Véspera e no Dia de Reis.

Todas as fotos e vídeos no Facebook do PlanetAlgarve.

Na Véspera de Reis, o grupo percorreu Almancil e Loulé, cantando na Junta de Freguesia de Almancil, nas Juntas de Freguesia de São Clemente e de São Sebastião (Loulé), e em diversos estabelecimentos comerciais. Em todos os locais, a receção foi de grande carinho e espírito de partilha, mantendo viva uma tradição antiga, herdada dos avós.

No Dia de Reis, foi a vez de animar Quarteira. O grupo visitou vários estabelecimentos da cidade, onde foi novamente recebido com calor e sorrisos. A iniciativa levou às ruas a alegria, a boa disposição e a essência destas festividades: o encontro, a memória e a união.

Mais do que cantar, este é um gesto de identidade cultural. É preservar uma herança, dar a conhecer às novas gerações e a quem não cresceu com esta tradição a forma simples e genuína como viviam os nossos antepassados. Um povo constrói-se a partir da sua história, e é essa mística que o Grupo da Amizade de Quarteira quer continuar a perpetuar no tempo.

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Fotos e Vídeos: Grupo da Amizade de Quarteira

Categorias:Quarteira

PlanetAlgarve