Albufeira

Albufeira celebrou o Ano Novo com regresso à Idade Média em Paderne

Nos primeiros dias de 2026, a Aldeia de Paderne transportou milhares de visitantes numa viagem no tempo até à Idade Média, período que entre os séculos V e XV deixou marcas profundas na cultura e tradição local. O evento, organizado pelo Município de Albufeira, integrou o programa oficial de celebrações da chegada do novo ano.

Todas as fotos e vídeos no Facebook do PlanetAlgarve.

Com as famílias da região como público prioritário, o Paderne Medieval propôs um extenso programa de atividades com o objetivo de evocar o passado e celebrar importantes marcos históricos do território.

A programação destacou-se pelas encenações teatrais, como a tomada do Castelo de Paderne por ordem de D. Afonso III e a entrega da Carta de Doação do castelo à Ordem de Avis, por D. Dinis. Um momento alto foi o Cortejo Régio d’El-Rei D. Dinis pelas ruas do burgo, que culminou com a leitura pública dos termos do Tratado de Alcanizes, documento histórico que definiu as fronteiras entre os reinos de Portugal e de Castela.

Ao longo dos quatro dias, o recinto medieval ganhou vida com torneios de armas a cavalo na liça, arruadas de trovadores e saltimbancos, além de bancas de artesanato e produtos locais.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Rui Cristina, fez um balanço claramente positivo: “Apesar das condições meteorológicas terem limitado as atividades do dia 3, houve uma grande participação da população durante todos os dias do evento”. E reforçou: “É importante termos espaços para celebrar as nossas origens, e a Aldeia de Paderne é, sem dúvida, um local simbólico para a nossa comunidade”.

Entre 1 e 4 de janeiro, milhares de pessoas vivenciaram esta celebração da história e das tradições, num evento que reforçou a identidade cultural e comunitária de Albufeira.

Categorias:Albufeira

PlanetAlgarve