Faro

Município de Faro aprova definição de Zona Especial de Proteção para edifício da RTP na cidade

Imóvel tinha sido classificado em 2021 como Monumento de Interesse Municipal

Edifício da RTP em Faro

A Câmara Municipal de Faro aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, a definição de uma Zona Especial de Proteção (ZEP) para o “Monumento de Interesse Municipal designado por Edifício da RTP em Faro e restantes elementos associados”. Esta decisão permitirá a proteção deste imóvel, atendendo ao valor histórico e patrimonial que representa para o concelho.

Recorde-se que, em 2021, o edifício da RTP em Faro e restantes elementos associados, também designado como conjunto urbano formado pelo recinto de proteção à antena, edifício do centro emissor e edifícios anexos, foi classificado como Monumento de Interesse Municipal.

O Município deu então início aos procedimentos prévios à deliberação de início do Plano de Pormenor de Salvaguarda para este imóvel, em 2022, tendo a então Direção Regional de Cultura do Algarve recomendado a definição de uma Zona Especial de Proteção para este Monumento de Interesse Municipal.

Após a aprovação da proposta em Reunião de Câmara, esta será levada para deliberação pela Assembleia Municipal e publicação final em Diário da República.

Posteriormente, o Município irá prosseguir com a elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda que envolve o Monumento de Interesse Municipal e a área da ZEP.

Categorias:Faro

PlanetAlgarve