Quarteira

“Vai e Volta” promove oficina em Quarteira para confeção de sacos reutilizáveis, reduzindo o uso de plástico

O Edifício Sociocultural de Quarteira acolheu, na tarde de 16 de janeiro, a Oficina Prática “Vai e Volta”, dedicada à confeção de bolsas e sacos reutilizáveis a partir de tecido reciclado, com o objetivo de promover a redução do uso de plástico.

Todas as fotos no Facebook do PlanetAlgarve.

A sessão foi dinamizada por Rosa Lopes e Eugénia Duarte, voluntárias do grupo sediado na Junta de Freguesia de São Sebastião, em Loulé.

Rosa Lopes explicou a motivação do projeto: “O plástico não é nada bom para a saúde, nem para os animais. Acaba no mar, os peixes comem-no e nós comemos peixe com plástico. Já estamos no processo do microplástico, que está no nosso corpo”.

Daí nasceu a ideia de criar alternativas: “Podemos muito bem deixar de utilizar sacos de plástico, usando estes sacos de tecido, que são laváveis e reutilizáveis. Já há quatro anos que uso os mesmos para pesar fruta e legumes nos supermercados”.

Além do benefício ambiental, a iniciativa evita que tecidos em fim de vida sejam enviados para incineração ou exportados, dando-lhes uma nova utilidade local. “É uma ideia simples que todos podem fazer, mesmo à mão, e que pode até servir como um pequeno negócio”, acrescentou.

projeto “Vai e Volta” é constituído por um grupo de voluntários que transforma tecidos de segunda mão – como lençóis e cortinados – em sacos para pesar fruta ou hortaliça, inicialmente distribuídos no Mercado de Loulé. O grupo enfatiza: “Todos sabemos que o plástico é prejudicial ao meio ambiente. Por isso, é urgente fazer todo o possível para reduzir o uso de sacos de plástico”.

Até ao momento, já foram distribuídos mais de 2000 sacos. Para dar continuidade ao projeto, o grupo necessita de mais tecidos e cordões (fitas, fio de croché, etc.).

Se tem tecidos que já não utiliza, pode entregá-los diretamente na Junta de Freguesia de São Sebastião, em Loulé, onde o grupo se reúne às terças e quintas-feiras, das 9h às 17h. A participação está aberta a todos, seja através da doação de materiais, seja colaborando na costura dos sacos.

Junte-se a esta causa!

Categorias:Quarteira

PlanetAlgarve