Matosinhos despediu-se, no passado sábado (17 de janeiro), do título de Cidade Europeia do Desporto 2025 com uma Gala que marcou o encerramento de um ano de programação intensa. O momento culminou com a passagem de testemunho para Albufeira, que assume agora o título em 2026.

O evento, realizado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Rui Cristina, que recebeu simbolicamente o troféu das mãos da presidente do Município de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
Na cerimónia, que também reuniu o presidente do ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, e o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, Rui Cristina felicitou Matosinhos pela forma como “viveu o desporto com paixão, com união e com inclusão”. O autarca comprometeu-se a “honrar este troféu” e anunciou que a cerimónia de abertura oficial em Albufeira está marcada para 28 de fevereiro.
Com o testemunho recebido, as atenções viram-se agora para Albufeira, que durante todo o ano de 2026 integrará o grupo de 22 cidades europeias que promovem a prática desportiva como motor de desenvolvimento, saúde e coesão social.
Estão já confirmados na cidade algarvia vários eventos desportivos de referência ao longo do ano, com uma programação diversificada que abrangerá múltiplas modalidades e categorias. O calendário completo será divulgado em breve, prometendo consolidar Albufeira como um palco dinâmico e inclusivo para o desporto nacional e internacional.


