Loulé tornou-se no primeiro município do país a formalizar a sua adesão ao projeto “O Fair-Play joga em casa”, uma iniciativa promovida pela Associação de Futebol do Algarve (AFA) que visa promover os valores éticos no desporto. Nesta segunda-feira foi celebrado um protocolo entre a AFA, a Autarquia de Loulé e os clubes do concelho, assumindo o compromisso conjunto de difundir os princípios do fair-play junto de atletas e de toda a comunidade desportiva.

A campanha reforça que o futebol, e o desporto em geral, deve ser um espaço seguro, educativo e positivo, onde valores como a tolerância, o respeito, a amizade, a responsabilidade e a inclusão são pilares fundamentais – dentro e fora de campo. O objetivo é envolver ativamente todos os intervenientes: atletas, dirigentes, treinadores, árbitros, famílias e adeptos.
Apesar de ter sido apresentada em agosto em Lisboa, a iniciativa só agora avança no terreno, contando com os municípios como elos de ligação e facilitadores junto dos clubes. No âmbito da campanha estão previstas ações de sensibilização e formação dirigidas a atletas, agentes desportivos, associados e encarregados de educação, bem como a promoção do Cartão Branco – símbolo do fair-play que a AFA já atribuiu 40 vezes na época anterior.
A campanha conta com o apoio de figuras de destaque como Roberto Martínez (selecionador nacional), os jogadores algarvios João Neves e Gonçalo Ramos, o presidente da Liga Reinaldo Teixeira, e os presidentes das principais associações de treinadores, árbitros e jogadores profissionais.
João Pedro Gomes, responsável pela iniciativa na AFA, alertou: “Hoje, cada vez mais, os valores do fair-play têm sido esquecidos porque a sociedade está cada vez mais competitiva. (…) Os valores e os princípios do desporto são vetores fundamentais para que se consigam atingir as vitórias.” Sublinhou ainda que “jogar em casa” significa transformar qualquer ambiente – clube, recinto, bancada ou espaço interior – num lugar de boas práticas.
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto, antigo jogador profissional, enfatizou o papel pedagógico dos clubes: “Podem contar com a Câmara Municipal de Loulé para esse apoio. Loulé é uma referência no desporto e queremos que seja também uma referência pelo fair-play. O mais importante é quem são os homens e mulheres que formamos.”
Assinaram o protocolo de adesão 12 clubes do concelho: Associação Cultural de Salir, Clube Desportivo da CHECUL, Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense, Internacional Clube de Almancil, Juventude Sport Campinense, Louletano Desportos Clube, Quarteira Futsal Clube, Quarteira Sport Clube, Quarteirense Futebol SAD, Sociedade Recreativa Almancilense, Sport Futebol Damaiense – Futebol SAD e Vilamoura Sports Academy Associação.
O projeto, que se prevê transversal e impactante, deverá alargar-se a outras modalidades, com o envolvimento das associações distritais de Natação, Voleibol, Basquetebol, Andebol, Ténis, Ténis de Mesa e Badminton, estendendo assim a mensagem do fair-play a todo o país.


