Nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, o Carnaval de Loulé, o mais antigo corso do país, volta a ocupar o “sambódromo” louletano com três dias de folia. Este ano, o tema será “Super Carnaval”, que trará ao desfile os mais icónicos super-heróis numa abordagem de sátira política, social e desportiva.

O cortejo, que começa às 15h00, contará com 14 carros alegóricos, mais de 600 figurantes, grupos de animação representando associações e IPSS do concelho, escolas de samba, gigantones, malabaristas e um DJ que irá animar o recinto com sonoridades inspiradas no outro lado do Atlântico.
O grande protagonista será o Zé Povinho, equipado como Super-Homem — com fato verde e vermelho e um guarda-chuva fechado, superstição para afastar a chuva. Com os seus “superpoderes”, o Zé enfrentará simbolicamente questões como o aumento do custo de vida, os problemas no SNS e a crise na habitação.
A sátira política estará bem presente. As Eleições Presidenciais inspirarão um carro onde figuras como Henrique Gouveia e Melo, caracterizado de Aquaman, e Luís Marques Mendes, como Nemo, ilustram a corrida a Belém. A interminável Operação Marquês será representada por José Sócrates no papel de Joker, o arqui-inimigo de Batman.
No campo desportivo, destaque para a habitual presença de Cristiano Ronaldo — que poderia ser considerado o Rei deste Carnaval. Serão abordadas as polémicas recentes, como a receção de honra na Casa Branca por Donald Trump e a sua constante convocatória para a Seleção Nacional, garantindo a presença no Mundial’26.
Os três grandes clubes de futebol também serão alvo de caricatura: Frederico Varandas surge como Hulk, Rui Costa como Homem Falcão/Águia, e ambos enfrentam o dragão André Villas-Boas, numa sátira à luta pelo título nacional.
No plano internacional, a tensão na Venezuela será representada com Nicolás Maduro num bote carregado de droga, intercetado pelo Capitão América Donald Trump, enquanto o “passarinho” Hugo Chávez sussurra palavras ao sucessor.
O preço do bilhete é de 2 euros, revertendo a verba para as associações participantes e para causas sociais.
Paralelamente ao desfile, a Autarquia promove um programa de animação que inclui o histórico Torneio Internacional de Vela do Carnaval, o Grande Prémio de Atletismo de Carnaval e o tradicional Baile de Gala, no Salão de Festas de Loulé, na noite de 16 de fevereiro.


