BPI e Fundação ”la Caixa” atribuem 5 milhões de euros a projetos de inclusão social
Prémio Infância: candidaturas abertas até 5 de março
- Nova edição dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – mantém uma dotação global de 5 milhões de euros para apoiar projetos de inclusão social.
- Candidaturas ao Prémio Infância decorrem até 5 de março, com uma dotação de 1,4 milhões de euros.

O BPI e a Fundação ”la Caixa” abrem hoje as candidaturas ao Prémio Infância, dando início à edição de 2026 dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – Infância, Solidário, Seniores e Capacitar. Estas quatro iniciativas mantêm uma dotação global de 5 milhões de euros, dos quais 1,4 milhões de euros são destinados ao Prémio Infância, cujas candidaturas decorrem até 5 de março.
O Prémio Infância apoia projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que visam quebrar o círculo vicioso da pobreza, promover o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e reforçar a família e a comunidade como eixos de ação socioeducativa. Em 2025, esta iniciativa apoiou 40 projetos, contribuindo para melhorar a vida de cerca de 33 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
Desde o seu lançamento, em 2019, o Prémio Infância já atribuiu 7,8 milhões de euros a 234 projetos, beneficiando mais de 77 mil crianças e adolescentes.
Para apoiar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação ”la Caixa” irão realizar uma sessão de esclarecimento (online) no dia 5 de fevereiro. Todas as informações estão disponíveis nos sites do BPI e da Fundação ”la Caixa”.
Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – 5 milhões de euros para a inclusão social
Com uma dotação global de 5 milhões de euros, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” são uma iniciativa conjunta do Banco BPI e da Fundação ”la Caixa” e destinam-se a apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 2025, os quatro prémios – Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – apoiaram 120 projetos, beneficiando mais de 41 mil pessoas.
A seleção das candidaturas vencedoras é realizada em três fases:
- avaliação técnica e objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas;
- exame complementar por um grupo de avaliadores voluntários do BPI, que reúne com todas as entidades apuradas para a segunda fase;
- seleção dos projetos vencedores por um júri presidido pelo sociólogo Professor António Barreto.
Desde 2010, no total das 49 edições, foram atribuídos mais de 42,3 milhões de euros a 1.288 projetos, apoiando mais de 272 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
Calendário de Candidaturas e sessões de esclarecimento
Infância – Apoiar crianças em situação de vulnerabilidade
- Dotação de 1,4 milhões de euros
- Candidaturas de 3 de fevereiro a 5 de março
- Sessão de esclarecimento: 5 de fevereiro
Solidário – Integração social e laboral e luta contra a exclusão social
- Dotação de 1,1 milhões de euros
- Candidaturas de 10 de março a 9 de abril
- Sessão de esclarecimento: 12 de março
Seniores – Envelhecimento ativo e saudável
- Dotação de 1,4 milhões de euros
- Candidaturas de 14 de abril a 14 de maio
- Sessão de esclarecimento: 16 de abril
Capacitar – Promover a autonomia de pessoas com deficiência ou doença mental
- Dotação de 1,1 milhões de euros
- Candidaturas de 19 de maio a 18 de junho
- Sessão de esclarecimento: 21 de maio
Categorias:AGENDA



