
Ponto de situação no Algarve
Período: 12:00 horas de 06 fevereiro e as 12:00 horas de 07 fevereiro
O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) informa que, no período compreendido entre as 12:00 horas do dia 06 e as 12:00 horas do dia 07 de fevereiro, a região do Algarve manteve-se sob influência residual dos efeitos associados à depressão Leonardo, bem como da nova depressão Marta, persistindo condições meteorológicas adversas caracterizadas por precipitação, vento forte e agitação marítima.
Não obstante a manutenção deste quadro meteorológico, não se registaram ocorrências relevantes nos municípios da região nas últimas 24 horas, sem impactos significativos ao nível da segurança de pessoas e bens.
O Comando Regional manteve o acompanhamento permanente da situação, em estreita articulação com os Municípios e os respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC), Corpos de Bombeiros, Forças e Serviços de Segurança, e demais Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes, assegurando a monitorização contínua das condições meteorológicas e hidrológicas, bem como a prontidão do dispositivo operacional.
Ocorrências relacionadas registadas nas últimas 24 horas 60 ocorrências, envolvendo 196 operacionais, apoiados por 80 meios terrestres.
As principais tipologias de ocorrência registadas foram:
• Quedas de árvores: 16 ocorrências;
• Movimentos de massa e pequenas derrocadas: 6 ocorrências;
• Inundações e acumulação de águas pluviais: 7 ocorrências;
• Quedas de estruturas: 12 ocorrências;
• Limpeza e desobstrução de vias: 19 ocorrências.
Estas ocorrências foram prontamente resolvidas pelos respetivos Municípios e Corpos de Bombeiros, sem necessidade de reforço externo.
Medidas em vigor
Mantêm em vigor as medidas preventivas e de monitorização anunciadas no Comunicado n.º 07/2026, de 05 de fevereiro, não se registando, à data, dados adicionais de relevo que justifiquem a adoção de novas medidas ou a alteração do enquadramento operacional existente.
O dispositivo regional de resposta dos diversos Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes mantém-se em estado de prontidão máxima, assegurando o acompanhamento permanente da situação e a pronta resposta a eventuais ocorrências.
Serão emitidas novas informações sempre que a evolução da situação o justifique.
Categorias:Ocorrências



