Loulé

Carnaval de Loulé 2026 chega ao fim com Avenida cheia e balanço positivo

Último dia de folia atraiu milhares de visitantes à Avenida José da Costa Mealha numa terça-feira de Entrudo soalheira que convidou à festa.

Todas as fotos e vídeos disponíveis no Facebook do PlanetAlgarve.

O Carnaval de Loulé 2026 baixou o pano esta terça-feira, 17 de fevereiro, depois de três dias de pura magia, cor e animação na Avenida José da Costa Mealha. O derradeiro dia do corso mais antigo do país superou todas as expectativas, com uma enorme moldura humana a despedir-se da folia num dia de sol radioso que convidou miúdos e graúdos a mascararem-se e a celebrarem a vida.

tolerância de ponto e o bom tempo fizeram com que milhares de visitantes, muitos deles vindos de outros pontos do Algarve e do país, se juntassem aos louletanos para esta festa final. A Avenida José da Costa Mealha encheu-se de gente, cor e alegria, num ambiente de são convívio que só o Carnaval consegue proporcionar.

A organização estima que a afluência tenha superado a do segundo dia, com números a aproximarem-se dos 20 mil espetadores ao longo da tarde, consolidando Loulé como uma das capitais do Carnaval em Portugal.

SUPER-HERÓIS DESPEDIRAM-SE EM GRANDE

Os super-heróis que invadiram o “sambódromo” louletano ao longo destes dias voltaram a marcar presença no desfile de encerramento. Homem-Aranha, Hulk, Capitão América, Super-Homem, Mulher Maravilha, Aquaman e Thor desfilaram uma última vez, numa despedida em grande que arrancou aplausos e sorrisos a todos os que os acompanharam.

Os mais pequenos, muitos deles também fantasiados, acenavam entusiasticamente aos seus heróis preferidos, num momento de pura magia que ficará guardado na memória de muitas famílias.

COLETIVIDADES VOLTARAM A BRILHAR

As coletividades do concelho, verdadeiras protagonistas deste Carnaval, voltaram a dar tudo no último dia. A DOINA, AGAL, Grupo Desportivo das Barreiras Brancas, TUALLE, Ginástica Clube de Loulé, Tradições de Loulé, Motoclube de Loulé e EXISTIR desfilaram com a mesma energia do primeiro dia, provando que a resistência e a paixão pela festa não se esgotam.

Ao longo de quase três horas, os figurantes não pararam de dançar, pular e cantar ao som dos ritmos tropicais do DJ Rodriguez, num esforço hercúleo que só o espírito carnavalesco explica.

A sátira, marca maior do Carnaval de Loulé, voltou a marcar presença, com referências à atualidade política, social e desportiva que fizeram as delícias do público.

GRANDIOSO BAILE DE GALA ENCERROU NOITE DE SEGUNDA

Na noite anterior, o Salão de Festas de Loulé recebeu o “Grandioso Baile de Gala de Carnaval”, um momento de elegância e sofisticação que antecedeu o derradeiro dia de desfiles. Centenas de foliões vestiram-se a rigor para uma noite de música, dança e convívio, num ambiente que provou que o Carnaval de Loulé é para todos os gostos e feitios.

BALANÇO FINAL: TRÊS DIAS DE SUCESSO

O balanço final do Carnaval de Loulé 2026 não podia ser mais positivo. Ao longo de três dias, milhares de visitantes encheram a cidade, os hotéis, os restaurantes e o comércio local, num impacto económico significativo para o concelho.

IndicadorNúmero
Dias de desfile3
Espetadores estimados (total)Superior a 70.000
Carros alegóricos14
FigurantesMais de 600
Coletividades participantes8 (referidas)
Preço do bilhete2€
Receita50% grupos / 50% IPSS

CARNAVAL COM CORAÇÃO SOLIDÁRIO

Um dos aspetos que torna o Carnaval de Loulé único é a sua vertente solidária. O valor arrecadado com a venda de bilhetes, que se mantiveram nos simbólicos 2 euros, será distribuído da seguinte forma:

  • 50% para os grupos participantes, apoiando o trabalho e a dedicação de todos os que tornam o desfile possível
  • 50% para as IPSS do concelho, reforçando o papel do Carnaval no apoio às instituições de solidariedade social

Esta componente solidária, que está na génese do evento, é motivo de orgulho para a organização e para todos os que participam.

“O CARNAVAL MAIS ANTIGO DO PAÍS ESTÁ DE PARABÉNS”

No final do desfile, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto, fez questão de deixar uma mensagem de balanço e agradecimento:

«Foram três dias inesquecíveis. Ver Loulé assim, cheia de vida, cheia de gente, cheia de alegria, é a confirmação de que o nosso Carnaval é, de facto, o mais antigo e um dos mais autênticos do país. Quero agradecer a todas as coletividades, a todos os voluntários, a todos os que fazem esta festa acontecer. E, claro, a todos os que vieram celebrar connosco. Até para o ano, Loulé espera-vos de braços abertos!».

Telmo Pinto realça ainda a importância para a economia local deste e dos outros corsos que acontecem neste concelho, nomeadamente em Alte e Quarteira:

Foram dias muito preenchidos em termos da ocupação hoteleira, da restauração, do comércio em geral, não só devido a quem veio ver os desfiles, mas também participar noutras iniciativas como o Torneio Internacional de Vela de Carnaval, em Vilamoura, O Carnaval de Loulé é um evento-âncora, com muita tradição, e que nós queremos continuar a potencializar até porque é fundamental nesta altura do ano“, declara o autarca.

AGRADECIMENTOS

A organização do Carnaval de Loulé agradece a todos os que tornaram possível mais esta edição:

  • Às coletividades e grupos participantes, pelo trabalho incansável
  • Aos voluntários, que são a alma desta festa
  • Às forças de segurança e proteção civil, pelo profissionalismo
  • Ao público, que encheu a avenida e fez deste um Carnaval memorável
  • A todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso do evento

ATÉ PARA O ANO, LOULÉ!

O Carnaval de Loulé 2026 chegou ao fim, mas a chama continua acesa. Para o ano há mais, com novas surpresas, novas fantasias e, esperamos, a mesma alegria, o mesmo sol e a mesma união comunitária que fazem de Loulé um lugar único.

O Carnaval acabou. As fantasias guardam-se. As memórias, essas, ficam para sempre. Loulé despede-se da folia com a certeza de que, para o ano, há mais e melhor. Até já, Carnaval!

Até para o ano, Loulé!

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Fotos: CMLoulé / Mira

Categorias:Loulé

PlanetAlgarve