- Reforçando o seu prestígio internacional, a peça regressa ainda a Espanha para quatro apresentações em Madrid.
- Após o sucesso alcançado com o prestigiado Prémio de Melhor Espectáculo – Novas Dramaturgias / Almagro Off, no 48.º Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro (2025), a obra assume um papel na programação da recta final das celebrações oficiais do nascimento de Luís de Camões em território nacional.

O Reconhecimento Nacional: Centenário de Camões
“Cabo das Tormentas” integra a programação oficial das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, enriquecendo os meses de encerramento desta efeméride.
Com um foco estratégico na descentralização cultural e na democratização do acesso às artes fora dos grandes centros urbanos, o projeto contará com apresentações em espaços de excelência:
- 10 de Junho: Centro de Artes de Sines (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas).
- 29 e 30 de Outubro: Favo das Artes – Casa da Cultura em Mondim de Basto.
A estas apresentações juntam-se outras já agendadas, como a de dia 17 de Outubro, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.
Digressão Internacional: A Conquista da Capital Espanhola
A temporada em Madrid arrancou no passado dia 22 de Março, no Teatro Tomás y Valiente, integrado na Red de Teatros de la Comunidad de Madrid, sob o aplauso caloroso de um público que vibrou com a obra. A digressão prossegue a 20 de Junho rumo ao Centro Cultural Paco Rabal, também pertencente à rede, e culmina, nesta primeira fase internacional, com duas apresentações a 2 e 3 de Julho, inseridas na programação oficial de um dos mais prestigiados festivais de teatro clássico de Espanha.
Sobre o Espectáculo
Amplamente aplaudido pela crítica pela sua originalidade e força cénica, “Cabo das Tormentas” propõe um poderoso diálogo entre o mundo actual e os antepassados históricos gloriosos. Com uma estética própria e multidisciplinar, a peça opera uma simbiose entre Teatro Físico, Mimo contemporâneo e Dança, que se fundem com textos de grandes escritores como Luís Vaz de Camões, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Jeanette Winterson e José Saramago, numa arrojada encenação de Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa.
Esta criação é uma epopeia crítica sobre os descobrimentos, centrada na vida e obra de Camões, o eterno poeta que morreu pobre e esquecido. Através do universo de um grupo de mendigos, o espírito do poeta revela-se num entrelaçar de momentos da História com a realidade contemporânea. Um olhar sobre a memória, a velhice e o esquecimento, numa viagem de idas e voltas nas ondas do mar.
“Cabo das Tormentas es una magnífica obra de teatro, una obra de arte en la que las cosas más terribles, los argumentos más profundos, las denuncias más abominables requieren eso: un estilo artístico, un tratamiento artístico, una sensibilidad artística, un lenguaje artístico. Es decir, hay que hacerlo teatro, teatro con mayúsculas. (…) Es el teatro. El verdadero teatro.“
Antonio Serrano – fundador das Jornadas de Teatro del Siglo de Oro de Almería. Investigador, escritor, actor e professor de teatro.
Esta digressão comprova o carácter internacional da criação, atestando o entendimento, a apreciação e o relevo do trabalho de excelência desenvolvido pelo JAT – Janela Aberta Teatro. É a confirmação da capacidade de exportar cultura portuguesa com uma linguagem artística que rompe fronteiras.
Apoio Institucional: República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes; Câmara Municipal de Faro; Red de Teatros de la Comunidad de Madrid; Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões.


