Lagoa

Ideias do Levante produziu a primeira Noite de Opera em Lagoa

No âmbito do seu plano de produções musicais para 2012, a Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa (Algarve), organizou a primeira edição da “Noite de Ópera em Lagoa”, no passado dia 30 de Junho, no Auditório Municipal de Lagoa, pelas 21h30m.

O público presente, que compareceu em elevado número, teve oportunidade de apreciar o trabalho dos artistas envolvidos: o soprano Carla Pontes (www.carlapontes.info), o baixo-barítono Francisco Brazão (www.franciscobrazao.info) e o pianista Jeferson Mello. Tiveram como convidada, o mezzo-soprano Sintia Duarte. A contextualização de cada tema esteve a cargo da narradora Anabela Brás.

A primeira parte foi dedicada a Mozart, onde foram interpretadas árias das óperas: Le Nozze di Figaro, Don Giovani e Cosi Fan Tutte. Na segunda parte do recital foram cantadas árias de óperas de compositores românticos e do Sec. XX, tais como: D. Carlo e Rigoletto de Verdi, Lakmé de Leo Délibes, Gianni Schicchi e La Bohéme de Puccini, Faust de Gounod,Tannhauser de Wagner e Les Contes d’Hoffmann de Offenbach.

Diversos elementos do público manifestaram o seu apreço, louvando o potencial vocal, dramático e virtuoso dos cantores, a qualidade técnica e expressiva do pianista e a simpatia e o profissionalismo da apresentadora. Foram ainda referidos como aspectos fortes o ritmo dinâmico do espectáculo e o ambiente intimista e acolhedor.

Segundo Roberto Estorninho (Presidente da Direcção da Ideias do Levante), “toda a equipa de produção está de parabéns pelo trabalho desenvolvido!”. Estorninho desvenda que este projecto será agora apresentado a vários programadores culturais nacionais e estrangeiros.

Esta iniciativa contou com o apoio das seguintes entidades: Município de Lagoa (www.cm-lagoa.pt), Freguesia de Lagoa (www.jf-lagoa.pt), Crowntek (www.crowntek.pt), Pingo Doce (www.pingodoce.pt), Estorninho.biz (www.estorninho.biz) e Inforarte (www.inforarte.pt).

Além dos apoios anteriormente mencionados e do carinho manifestado pela Comunicação Social, a Noite de Ópera (também) reuniu vários amigos, familiares e outras entidades que manifestaram a sua intenção em participar/colaborar nesta gala de ópera, nesta festa da música. Antes e depois do espectáculo (e durante o intervalo) foram dados a provar o Vinho Branco da Quinta dos Vales (www.quintadosvales.eu) e o Vinho Tinto de Porches. Estiveram disponíveis alguns deliciosos snacks que a Pastelaria Algarve (www.pastelariaalgarve.info) gentilmente providenciou. A Ourivesaria Cintilante (www.facebook.com/cintilante) promoveu alguns dos seus mais recentes produtos. José Maria Simão (Artesão, Tel. 966 826 579) promoveu os seus oratórios. Michel Concept (Designer de Interiores, Tel. 289 391 157), por sua vez, colocou ao dispor da produção, algumas das suas criações que fizeram parte do mobiliário presente no palco. O Restaurante Gosto (www.gosto-ferragudo.com gentilmente ofereceu algumas refeições à equipa de produção. A Florista Frescura (Lagoa, Tel. 964 834 963), disponibilizou alguns bonitos ramos de flores que foram entregues aos artistas, assistente e apresentadora. Tempo ainda para agradecer a preciosa colaboração do pelouro da Cultura do Munícípio de Lagoa, no acompanhamento e agendamento do evento; António Alves, pelo apoio artistico e assistência ao pianista; Fernando Leão, pela colaboração durante o processo de produção; Gita Nasta, pelo apoio no guarda-roupa e realização; Maria José Simão, Rosário Pedro e João Mira, pelos adereços fornecidos; Maria Eugénia Estorninho, pelo trabalho de costureira; Laura Mexia pela reportagem fotográfica e Staff do Convento S. José e do Auditório Municipal, pela habitual disponibilidade e profissionalismo; entre tantos outros que directa ou indirectamente apoiaram esta produção.

Recebido de: Ideias do Levante

Categories: Lagoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.