Loulé

PSD/Loulé contra possível encerramento de urgência

A comissão política concelhia do PSD/Loulé está contra o possível encerramento do serviço de atendimento permanente – urgências – do Centro de Saúde de Loulé.

Segundo notícias vindas a público e amplamente divulgadas pela comunicação social, num estudo realizado para o Ministério da Saúde por uma comissão de peritos da Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência, é sugerido o fecho de 12 serviços de urgência no País, entre os quais o de Loulé.

É certo que se trata apenas de um estudo e que o próprio Ministério da Saúde classifica de “apenas com carácter consultivo”, no entanto importa notar que o serviço em causa serve anualmente a população residente da cidade de Loulé, bem com das freguesias do concelho, e que, durante o verão, dada a flutuação da população, o número de abrangidos facilmente duplica.

O Algarve carece de unidades de saúde centrais, o que obriga a que as populações sejam remetidas para os grandes centros urbanos (Lisboa, Coimbra e Porto) aquando de situações de maior complexidade. Assim, não faz sentido desfragmentar a rede de cuidados primários da região, nomeadamente do Centro de Saúde de Loulé, obrigando a um esforço suplementar das populações no acesso a cuidados de saúde rápidos e eficazes.

O PSD/Loulé mostra-se frontalmente contra a possibilidade avançada por este estudo e mostra-se confiante nas decisões do Ministério da Saúde, nomeadamente após declarações deste organismo à imprensa, clarificando que, nomeadamente no Algarve e Alentejo, algumas das propostas “não são exequíveis”.

Não obstante o espírito nacional de crise financeira e económica, bem como ,do esforço que o governo está a fazer para controlar as finanças públicas, importa, neste contexto, reafirmar a necessidade de o governo ponderar avançar com a construção do Hospital Central do Algarve no Parque das Cidades, uma obra estruturante para a região e fundamental para a afirmação da região enquanto destino turístico de excelência.

Recebido de: Comissão Politica Concelhia do PSD/Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *