Algarve

Algarve recebe prémio AURUM “Traditional European Artisan Producer 2012”

Presidente da Câmara de Tartu, Confrade Rui Simeão e presidente CEUCO

Nos dias 6, 7 e 8 de Julho celebrou-se em Tartu, Estónia, o maior acontecimento gastronómico anual de Confrarias Vínicas e Gastronómicas da Europa, o X Congresso Europeu de Confrarias Enogastronómicas.

Este ano foi a Estónia que teve a organização, recebendo as Confrarias de nove países europeus que defendem a sua gastronomia e os seus produtos.

Um Congresso em que foram entregues os prémios europeus AURUM 2012 denominados “Europa – Excellence – Enogastronomic”, o que quer dizer em termos gerais, o “melhor” da gastronomia, dos vinhos e produtos.

Portugal esteve presente com as Confrarias do Leitão da Bairrada, dos Saberes e Sabores no Lousal e dos Gastrónomos do Algarve, liderados pelo Vice-Presidente de Portugal do CEUCO (Conselho Europeu de Confrarias), José Manuel Alves, promovendo os seus produtos e a sua gastronomia.

Desde os espumantes da Bairrada, vinhos do Algarve, passando pelo cozido de grão à moda da serra algarvia e acabando na “flor de sal de Tavira”, tudo foi apresentado e degustado pelos Confrades europeus, que teceram os maiores elogios.

O Algarve recebeu um prémio AURUM 2012, “Traditional European Artisan Producer 2012” para Sal de Tavira na pessoa de Rui Simeão da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, pela excelência da flor de sal de Tavira.

Este Congresso esteve repleto de verdadeiros tesouros gastronómicos e sobretudo repleto de amizade entre europeus.

O próximo Congresso será em Pécs, na Hungria, em 2013.

Recebido de: Confraria dos Gastrónomos do Algarve

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *