Albufeira

Albufeira promove Consumo Sustentável

 

Agricultores, associação In Loco e autarquia criam novo núcleo do PROVE em Albufeira

No dia 12 de julho, quatro agricultores locais, acompanhados da Vereadora Ana Pífaro, da Câmara Municipal de Albufeira, e de Técnicos do Serviço Municipal de Apoio ao Empreendedorismo da autarquia, reuniram com a Associação In Loco com o objetivo de criar um novo núcleo do PROVE em Albufeira.

A reunião, que decorreu na sede da Associação In Loco, foi dinamizada por uma técnica daquela associação com vista a dar a conhecer os objetivos do projeto PROVE, a sua forma de funcionamento, comercialização e outras questões ligadas à constituição do novo núcleo. O programa terminou com uma visita ao local de preparação dos cabazes do recém-criado núcleo de Moncarapacho, em Olhão, que funciona em moldes idênticos ao núcleo que se pretende criar em Albufeira.

Com esta iniciativa, a Autarquia pretende incentivar a atividade dos produtores agrícolas do concelho, promover o consumo sustentável e, simultaneamente, aproximar os produtores dos consumidores da região. As Juntas de Freguesia também se associaram ao projeto, colaborando através da identificação e sensibilização dos agricultores para a importância da criação de um cabaz com produtos da agricultura tradicional local. A Autarquia prevê ir mais além e definir um conjunto de outras iniciativas com vista a estimular a produção local, alavancar o desenvolvimento do setor agrícola no concelho e promover o consumo sustentável de proximidade.

Refira-se que em Albufeira já existe um núcleo PROVE, com entrega de cabazes às quartas-feiras, entre as 17h00 e as 19h00, em frente ao Auditório Municipal.

Como Funciona?

3 a 5 produtores agrícolas unem-se para constituir um núcleo;

Semanalmente, reúnem-se e organizam os cabazes de acordo com as encomendas e produtos da época;

No dia da entrega, preparam os cabazes e fazem a sua distribuição no local selecionado;

Na semana seguinte, voltam a reunir-se para dividir o dinheiro da semana anterior e retomam todo o processo de organização dos cabazes.

Quais as vantagens?

Criação do próprio emprego;

Pagamento imediato e justo dos produtos agrícolas;

Forma alternativa para o escoamento da produção;

Reconhecimento do trabalho agrícola por parte dos consumidores.

PROVE – Promover e Vender

Recebido de: CM-Albufeira

 

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.