Os deputados do PSD e do CDS-PP eleitos pelo círculo eleitoral do Algarve lamentam as tentativas de aproveitamento político e de protagonismo desenfreado à custa do sofrimento das populações dos municípios de Tavira e de S. Brás de Alportel, afectadas pelos incêndios que devastaram as áreas serranas daquelas autarquias.
É necessário manter alguma serenidade no meio do fumo da demagogia. O Governo actuou com a celeridade que se impunha. Esteve presente no terreno nos momentos da aflição, e rapidamente criou uma comissão interministerial que integra 9 Secretarias de Estado para, em articulação com as autarquias envolvidas, delinear um plano virado para a emergência mas também para o futuro, numa lógica de restauração das economias agro-florestais do interior do Algarve.
Esta comissão reunirá já na próxima sexta-feira em Faro.
Há que proceder a uma inventariação séria dos prejuízos provocados pelos incêndios, que não se compadece com cálculos em cima do joelho atirados para o ar. Há que inventariar todos os meios financeiros convocáveis, designadamente no âmbito do PRODER, para apoiar as necessidades sociais e materiais do imediato, e um plano de reflorestação que não fique no papel, como outros ficaram num passado recente.
Os deputados do PSD e do CDS/PP apresentarão atempadamente um projecto de resolução conjunto na Assembleia da República, com propostas concretas e devidamente ponderadas e articuladas.
Não entramos em corridas virtuais, a ver quem entrega primeiro uma iniciativa parlamentar, sabendo-se, como se sabe, que só em Setembro serão retomados os trabalhos parlamentares, e só nessa altura poderá produzir efeitos. E denunciamos o falso unanimismo com que o PS agora se pretende ungir ao propor a subscrição do seu apressado projecto de resolução por todas as forças partidárias, quando ainda ontem e hoje, quis apresenta-lo sozinho como arma de arremesso político contra o PSD e o CDS-PP, e o Governo, em sucessivas declarações públicas.
Recebido de: Gabinete de Apoio ao Deputado Mendes Bota, reencaminhado por parceiro
Categorias:Algarve




